Pró-Reitoria de Pós-Graduação
UFG - Universidade Federal de Goiás

Cursos de Especialização (Pós-Graduação "Lato Sensu")

Atualizado em 07/03/14 10:49.

A UFG disponibiliza cursos de pós-graduação lato sensu em diversas áreas do conhecimento, voltadas para a qualificação profissional. Ao final de 2013, a UFG contava com 76 cursos de lato sensu, com 122 turmas em andamento. Cerca de 3400 alunos estavam matriculados nesses cursos/turmas, com cerca de 750 alunos titulados.

Clique aqui para consultar relação de cursos

Informações sobre inscrições para seleção

Editais de seleção

Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela UFG atendem ao disposto nas Resoluções MEC/CNE/CES/ nº 01/2005 e UFG/CEPEC nº 742/2005.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são oferecidos para matrícula de portadores de diploma de curso superior. Têm duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, e. nestas não está computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

Os cursos de pós-graduação lato sensu a distância só poderão ser oferecidos por instituições credenciadas pela União, conforme o disposto no § 1º do art. 80 da Lei 9.394, de 1996.
Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos a distância deverão incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

Formas de Admissão

Inscrição
O período de inscrição obedecerá ao calendário fixado pela Coordenação do Curso, informado no de Edital específico. No ato da inscrição, o candidato apresentará a documentação especificada no Edital específico:

a) ficha de inscrição (modelo padronizado) devidamente preenchida, com declaração de que o candidato está de acordo com as normas de seleção adotadas;
b) cópia da carteira de identidade e do CPF;
c) cópia do visto RNE para estrangeiros residentes no país;
d) cópia do diploma(s) e histórico(s) escolar(es) do(s) curso(s) de graduação, devidamente reconhecidos pelo MEC, ou documento que comprove que o candidato concluirá o curso de graduação antes do início do Curso de Especialização pretendido;
e) Curriculum vitae devidamente atualizado e comprovado;
f)  comprovante de pagamento de taxa de inscrição, cujos dados serão informados no edital específico do Curso;
g) outros documentos informados no edital específico do curso.

Os portadores de títulos de curso superior e/ou graduação obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos mesmos, termo de acordo ou tratado internacional.

Seleção
É a forma de acesso aos cursos de pós-graduação Lato Sensu da UFG. É aberta a candidatos que tenham concluído curso de graduação em área específica o afim do curso de especialização pretendido, conforme estabelecido no regulamento específico do Curso e informado do edital específico do curso.
O exame de seleção poderá constar de:
a) avaliação escrita, conforme conteúdo programático e bibliografia especificados no Edital do Curso, e/ou
b) exame oral;
c) avaliações do Curriculum vitae e do histórico escolar; e/ou
d) Outro procedimento especificado no edital do Curso.

Matrícula
A matrícula dos candidatos classificados para o número de vagas existentes deverá ser requerida junto à Coordenação do Curso no período divulgado em Edital. No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar:
a) o requerimento em formulário próprio da Secretaria do Curso;
b) o comprovante do recolhimento da taxa de matrícula, exceto se Servidor da UFG.
Não serão permitidos trancamentos de matrículas nos cursos de pós-graduação lato sensu da UFG.
Orientação
Todo estudante admitido em curso de especialização, terá, a partir de sua admissão, a orientação de um professor do curso para a elaboração do trabalho final de curso, conforme normas constantes do Regulamento do Curso.

Rendimento escolar e Certificado

A UFG expedirá certificado a que farão jus os alunos que tiverem obtido aproveitamento segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos, assegurada, nos cursos presenciais, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência. Os certificados de conclusão de cursos de pós-graduação lato sensu terão validade nacional.
Os processos de avaliação a serem adotados pelos professores de acordo com o planejamento acadêmico das disciplinas, constantes dos respectivos programas, poderão ser provas dissertativas, trabalhos escritos, projetos de iniciação à pesquisa e seminários e/ou outros procedimentos acadêmicos.

Desligamento
O aluno que não concluir o curso dentro do prazo estipulado no regulamento específico do curso, será automaticamente desligado do curso, salvo em casos excepcionais, analisados e aprovados pelo Conselho Diretor da Unidade Acadêmica da UFG, em primeira instância.

Aproveitamento de disciplinas

As disciplinas cursadas em cursos anteriores, do mesmo nível, poderão ser aproveitadas desde que haja compatibilidade entre conteúdo e carga horária e tenham sido cursadas no máximo há dois anos.

A solicitação do aproveitamento de disciplinas deverá ser encaminhada ao Coordenador do curso, acompanhada do histórico escolar correspondente e do programa das disciplinas, devendo ser autorizada pelo Conselho Diretor da Unidade Acadêmica da UFG.