Pró-Reitoria de Pós-Graduação
UFG - Universidade Federal de Goiás

Cursos de Especialização (Pós-Graduação "Lato Sensu")

Atualizado em 25/08/15 10:22.

A UFG disponibiliza cursos de pós-graduação lato sensu em diversas áreas do conhecimento, voltadas para a qualificação profissional. Ao final de 2013, a UFG contava com 76 cursos de lato sensu, com 122 turmas em andamento. Cerca de 3400 alunos estavam matriculados nesses cursos/turmas, com cerca de 750 alunos titulados.

Site: www.prpg.ufg.br

Clique AQUI para consultar relação de cursos

INFORMAÇÕES GERAIS

O Setor de Pós-Graduação Lato sensu da PRPG/UFG é o responsável pelo cadastro, acompanhamento e emissão de certificados dos cursos de Pós-Graduação Lato sensu na UFG.

Os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu da Universidade Federal de Goiás têm por finalidade a capacitação profissional e/ou acadêmica em áreas específicas e são destinados a graduados em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.

A Pós-Graduação Lato sensu na UFG compreende os cursos de especialização e os de residência médica, residência profissional e residência multiprofissional em saúde, de acordo com as Resoluções CNE/CES nº 01/2007 e UFG/CEPEC nº 1128/2012.

Os alunos regularmente matriculados e com frequência normal na Pós-Graduação Lato sensu da UFG serão considerados membros do corpo discente da UFG, com todos os direitos e deveres definidos pela legislação vigente, como, por exemplo, acesso ao Sistema de Biblioteca da UFG.

FORMAS DE ADMISSÃO

Inscrição

A inscrição, seleção e matrícula nos Cursos de Pós-Graduação Lato sensu serão definidas por edital específico.

As disciplinas cursadas em cursos anteriores, do mesmo nível, poderão ser aproveitadas desde que haja compatibilidade entre conteúdo e carga horária e tenham sido cursadas no máximo há dois anos.

Seleção

É a forma de acesso aos cursos de Pós-Graduação Lato sensu da UFG. O exame de seleção poderá constar de:

a) avaliação escrita, conforme conteúdo programático e bibliografia especificados no Edital do Curso, e/ou

b) avaliação oral; e/ou

c) avaliações do Curriculum vitae e do histórico escolar; e/ou

d) Outro procedimento especificado no edital do Curso.

Matrícula

A matrícula dos candidatos classificados para o número de vagas existentes deverá ser requerida junto à Coordenação do Curso no período divulgado em Edita

ORIENTAÇÃO

O estudante admitido em curso de Pós-Graduação Lato sensu da UFG terá um orientador para a elaboração do trabalho final de curso, conforme normas constantes do Regulamento do Curso.

CERTIFICADO

O aluno que não concluir o curso dentro do prazo estipulado no Regulamento do Curso será automaticamente desligado do curso, salvo as excepcionalidades previstas em lei.

Terão direito ao certificado dos Cursos de Pós-Graduação Lato sensu os alunos que:

->    obtiverem frequência mínima de setenta e cinco por cento (75%) da carga horária de cada disciplina;

->    obtiverem aproveitamento, em cada disciplina, aferido em processo formal de avaliação, equivalente a no mínimo setenta por cento (70%);

->    obtiverem aprovação do trabalho final pelo professor orientador ou, havendo defesa do trabalho, pela banca examinadora.