Card Integridade acadêmica

Inscrições abertas para a disciplina sobre Integridade Acadêmica

UFG Doutoral aborda a aplicação de princípios éticos fundamentais para relacionamentos cordiais e produtivos na universidade

O Programa UFG Doutoral, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), oferece a partir do dia 21 de setembro a disciplina Integridade Acadêmica, voltada para alunos dos cursos stricto e lato sensu da UFG. O curso promove a postura ética e a prevenção de más condutas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

As aulas acontecem no período matutino, de forma remota, com carga horária de 32h/02 créditos no SIGAA. A ementa é dividida em 10 módulos. Confira o conteúdo programado:

• Integridade acadêmica
  • Plágio e autoplágio
  • Más condutas como causas da crise de reprodutibilidade na ciência
  • Autoria e Conflitos de Interesses
  • Acadêmica e a proteção intelectual
  • Periódicos e conferências predatórias
  • O conflito entre liberdade de expressão e o efeito das fake news
  • O papel do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e a Comissão de Ética em Uso de Animais (Ceua)
  • Regulamentações Internacionais/ Nacional e a Ouvidoria da UFG
  • Avaliação

As inscrições são realizadas através do Formulário de Inscrição até o dia 15 de setembro. Em razão da capacidade da plataforma, as vagas são limitadas a 90 alunos.

O acesso ao formulário exige autenticação no e-mail institucional da UFG. O link da sala de reunião online e o cronograma completo serão enviados para o e-mail cadastrado assim que se encerrarem as inscrições.

Equipe docente

A disciplina Integridade Acadêmica é coordenada pela  professora Tatiana Duque Martins, do Instituto de Química. A matéria também será ministrada pelos orientadores Luis Mauricio Bini, Luciana Alves de Oliveira e Daniel Britto, do Instituto de Ciências Biológicas, Maria Márcia Bachion, da Faculdade de Enfermagem, Marina Machado, Lilian Ribeiro de Rezende, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental, e Vinicius Sado Rodrigues, integrante da Ouvidoria da UFG.

Fonte: Coordenação de Comunicação

Categorias: notícias UFG DOUTORAL