pagpg1

PAGPG divulga agenda 2021 completa

Próxima atividade inicia em 04/06 e aborda Gestão Financeira dos PPGs

A agenda do Programa de Apoio à Gestão na Pós-Graduação (PAGPG) está cheia de novidades. A programação dos próximos meses reúne quatro macrotemas para auxiliar e qualificar os gestores dos PPGs da UFG, são eles: Gestão financeira de programas de pós-graduação, Gestão de informação e comunicação na pós-graduação, Formação de Coordenadores de Pós-Graduação e Boas práticas e normas regulamentadoras dos processos seletivos para a pós-graduação.

Clique aqui e acesse o calendário completo do PAGPG.

A temática Gestão financeira de programas de pós-graduação será dividida em quatro módulos, com início no dia 04 de junho. A abordagem do assunto foi pensada para que os gestores de PPGs entendam o processo de captação, aplicação estratégica e acompanhamento dos recursos financeiros que podem ser adquiridos pelos programas. 

“Antes mesmo de receber o recurso o gestor deve saber saber, dentro do plano de ação de fortalecimento do programa, quais são as ações prioritárias  que precisam ser desenvolvidas e que demandam financiamento. Além disso, ele deve verificar se as fontes de recursos estão liberadas para serem utilizadas na implementação de cada uma dessas ações”, esclarece Maria Márcia Bachion, pró-reitora adjunta e diretora geral de Pós-Graduação Stricto sensu. Além disso, Maria Márcia ressalta que a gestão financeira deve ser realizada de forma a valorizar a transparência e a participação coletiva dos integrantes do PPG.

Confira a programação dos workshops sobre Gestão financeira de programas de pós-graduação (Clique aqui e acesse o link das salas de aula do Google Meet):

Módulo I 

04/06 - 14h:00 às 16h:00 – Aspectos gerais e planejamento financeiro como estratégia de governança  do PPG . Ministrado pela professora  Maria Márcia Bachion (FEN).

Módulo II 

10/06 - 14:00- 16:30 - SEI - Processos de execução do PROAP

Palestrantes: Cássia Soares Duarte (Pró-Reitora Adjunta da PROAD ), Edimar Vieira Dantas (Coordenador Administrativo da PRPG) e Joaquim Neto Pereira de Sousa (Secretário Executivo da PRPG).

Conteúdo: 

  • Administração Geral: Comunicação Oficial: Envio do Plano de Trabalho com as rubricas
  • Orçamento e Finanças - Empenho Estimativo 
  • Pós-Graduação: Auxílio para Eventos Discentes 
    • Auxílio Financeiro para Viagens, Discentes, PROAP);
    • Auxílio Financeiro para trabalho de campo; 
  • Pessoal: Auxílio para eventos (Servidores) 
  • Orçamento e Finanças: Apoio Financeiro a Revisão/Tradução de Artigos 
  • Orçamento e Finanças: Reembolso de  Servidor 

 

Módulo III 

24/06 - 14:00- 16:30 - Atualização do uso do SCDP 

Palestrantes: Edimar Vieira Dantas (Coordenador Administrativo da PRPG) e Joaquim Neto Pereira de Sousa  (Secretário Executivo da PRPG).

Conteúdo:

  • Apresentação das Instruções Normativas 
    • Formalização dos pedidos no SEI 
  • Curso SCDP ENAP 
  • Prestação de Contas 
  • Dúvidas frequentes 

 

Módulo IV

01/07 - 14:00- 16:30  - SIPAC - ETP 

Palestrantes : Verlany Souza Marinho de Biage (Diretora da DCOM), Webber Tavares de Carvalho  (Diretor Substituto da DCOM) e Lídia Maria de Moura Nogueira (Chefe da Coordenação de Processos da DCOM).

Conteúdo:

  • Apresentação do SIPAC 
  • Pedidos de Compras via PROAP (Dispensa e Inexigibilidade) 
    • Justificativas, Orçamentos.
  • Emissão de Estudo Técnico Preliminar 
  • Apresentação das Instruções Normativas 
  • Calendário Financeiro/PROAD 



Fonte: Coordenação de Comunicação

Categorias: Notícias