PAGPG divulga agenda 2021 completa
Próxima atividade inicia em 04/06 e aborda Gestão Financeira dos PPGs
A agenda do Programa de Apoio à Gestão na Pós-Graduação (PAGPG) está cheia de novidades. A programação dos próximos meses reúne quatro macrotemas para auxiliar e qualificar os gestores dos PPGs da UFG, são eles: Gestão financeira de programas de pós-graduação, Gestão de informação e comunicação na pós-graduação, Formação de Coordenadores de Pós-Graduação e Boas práticas e normas regulamentadoras dos processos seletivos para a pós-graduação.
Clique aqui e acesse o calendário completo do PAGPG.
A temática Gestão financeira de programas de pós-graduação será dividida em quatro módulos, com início no dia 04 de junho. A abordagem do assunto foi pensada para que os gestores de PPGs entendam o processo de captação, aplicação estratégica e acompanhamento dos recursos financeiros que podem ser adquiridos pelos programas.
“Antes mesmo de receber o recurso o gestor deve saber saber, dentro do plano de ação de fortalecimento do programa, quais são as ações prioritárias que precisam ser desenvolvidas e que demandam financiamento. Além disso, ele deve verificar se as fontes de recursos estão liberadas para serem utilizadas na implementação de cada uma dessas ações”, esclarece Maria Márcia Bachion, pró-reitora adjunta e diretora geral de Pós-Graduação Stricto sensu. Além disso, Maria Márcia ressalta que a gestão financeira deve ser realizada de forma a valorizar a transparência e a participação coletiva dos integrantes do PPG.
Confira a programação dos workshops sobre Gestão financeira de programas de pós-graduação (Clique aqui e acesse o link das salas de aula do Google Meet):
Módulo I
04/06 - 14h:00 às 16h:00 – Aspectos gerais e planejamento financeiro como estratégia de governança do PPG . Ministrado pela professora Maria Márcia Bachion (FEN).
Módulo II
10/06 - 14:00- 16:30 - SEI - Processos de execução do PROAP
Palestrantes: Cássia Soares Duarte (Pró-Reitora Adjunta da PROAD ), Edimar Vieira Dantas (Coordenador Administrativo da PRPG) e Joaquim Neto Pereira de Sousa (Secretário Executivo da PRPG).
Conteúdo:
- Administração Geral: Comunicação Oficial: Envio do Plano de Trabalho com as rubricas
- Orçamento e Finanças - Empenho Estimativo
- Pós-Graduação: Auxílio para Eventos Discentes
- Auxílio Financeiro para Viagens, Discentes, PROAP);
- Auxílio Financeiro para trabalho de campo;
- Pessoal: Auxílio para eventos (Servidores)
- Orçamento e Finanças: Apoio Financeiro a Revisão/Tradução de Artigos
- Orçamento e Finanças: Reembolso de Servidor
Módulo III
24/06 - 14:00- 16:30 - Atualização do uso do SCDP
Palestrantes: Edimar Vieira Dantas (Coordenador Administrativo da PRPG) e Joaquim Neto Pereira de Sousa (Secretário Executivo da PRPG).
Conteúdo:
- Apresentação das Instruções Normativas
- Formalização dos pedidos no SEI
- Curso SCDP ENAP
- Prestação de Contas
- Dúvidas frequentes
Módulo IV
01/07 - 14:00- 16:30 - SIPAC - ETP
Palestrantes : Verlany Souza Marinho de Biage (Diretora da DCOM), Webber Tavares de Carvalho (Diretor Substituto da DCOM) e Lídia Maria de Moura Nogueira (Chefe da Coordenação de Processos da DCOM).
Conteúdo:
- Apresentação do SIPAC
- Pedidos de Compras via PROAP (Dispensa e Inexigibilidade)
- Justificativas, Orçamentos.
- Emissão de Estudo Técnico Preliminar
- Apresentação das Instruções Normativas
- Calendário Financeiro/PROAD
Fonte: Coordenação de Comunicação
Categorias: Notícias