UFG Doutoral

Live do UFG Doutoral aborda empreendedorismo na pós-graduação

Evento traz convidados renomados na área de administração e inovação 

 

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, por meio do Programa UFG Doutoral, promove no dia 13 de dezembro a live “Empreendedorismo na formação doutoral”. O Painel contará com a participação de especialistas em inovação e empreendedorismo na pós-graduação e será transmitido no canal oficial da UFG, no YouTube, a partir das 14h.

Durante o encontro, será abordado como a educação empreendedora apresenta um papel fundamental na formação doutoral. “Entre os tópicos que serão discutidos estão a capacitação de docentes e discentes no desenvolvimento de competências empreendedoras e práticas exitosas nos projetos de empreendedorismo que envolvem mestrandos, doutorandos e orientadores”, conta Denilson Teixeira, coordenador executivo do UFG Doutoral.

Para fomentar as análises no evento, a PRPG convidou os professores da UFG, Emília Rosângela Pires da Silva , gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) e Cândido Vieira Borges Junior, coordenador do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da UFG (LAPEI).

Além disso, participam do painel os pesquisadores Rochel Montero Lago (UFMG), especialista em Empreendedorismo Tecnológico ( HEC -Heutes Etudes Comercialles, Montreal, Canadá) e Fernando Gimenez (UFPR), presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE).

Saiba mais sobre os convidados:

 

Rochel Montero Lago

Rochel Montero Lago

Rochel Lago é mestre em Química pela UNICAMP, com especialização na Gifu University, Japão, e doutorado em Química Inorgânica pela University of Oxford, Inglaterra. Em 2005, ele realizou pós-doutorado na HEC (Heutes Etudes Comercialles), Montreal, Canadá, no tema Empreendedorismo Tecnológico.

Atualmente, ele é professor da UFMG e Pesquisador 1A CNPq. Rochel tem se dedicado ao tema Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, lecionando no Curso de Especialização de Gestão da Inovação na Universidade Nacional de San Luis- Argentina. O professor coordenou a Incubadora de Empresas da Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2007), ganhando o prêmio de melhor prática incubação no Brasil pela ANPROTEC 2007.

 

 Fernando Gimenez

Fernando Gimenez

Mestre em Administração pela USP, com doutorado pela Manchester Business School - University of Manchester), Fernando Gimenez é professor do Departamento de Administração Geral e Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná.

Ele tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, estratégia, políticas públicas de fomento ao empreendedorismo e pequena empresa, políticas públicas do audiovisual, administração e liderança criativa. Atualmente, ele é presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) .

 

Emília Rosângela Pires da Silva

Emília Rosângela Pires da Silva

Emília é mestre em Administração pela UFG, na linha de pesquisa Estratégia, Empreendedorismo e Inovação, com foco em Retenção do Conhecimento em Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica. A professora foi coordenadora da pasta de Administração e Finanças da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e diretora de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia.

Presidente da Rede Goiana de Inovação, membro do Conselho Curador da FUNTEC e membro do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Federação da Indústria do Estado de Goiás. Atualmente, ela é gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação da CEI-UFG.

 

Cândido Borges

Cândido Vieira Borges Junior

Especialista em em administração pela HEC Montréal, Canadá, com Pós-Doutorado pela FGV, Cândido Vieira é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG). Ele também coordena o Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da UFG (LAPEI).

Cândido foi fundador, diretor Científico e vice-presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE). Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), foi membro do Comitê Científico da Divisão ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo e coordenou também a Agência de Inovação da UFG.

Source: Coordenação de Comunicação

Catégories: Notícias Noticias