CNPq

Edital do CNPq para bolsas no exterior

Serão contemplados projetos conjuntos com grupos e redes internacionais de pesquisa

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou Chamada Pública para apoiar projetos de pesquisa por meio da concessão de bolsas no exterior nas modalidades Doutorado-Sanduíche no Exterior (SWE) e Pós-Doutorado no Exterior (PDE).

Serão destinados, ao todo, R$ 25 milhões para esta chamada. Os projetos devem ser construídos junto de grupos e redes de pesquisa internacionais. A oportunidade é limitada às áreas consideradas prioritárias conforme a Portaria 1.122 de 19/03/2020 do MCTI, isto é, tecnologias estratégicas, habilitadoras, de produção, para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida.

Os projetos serão julgados considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico de excelência. A proposta deverá ser submetida pelo coordenador do projeto e, considerando a complexidade na formulação de propostas de projetos internacionais, com o prazo para submissão até 30 de março de 2022.

Veja os detalhes para preparar o seu projeto na Chamada nº 26/2021 do CNPq.

Fonte: CNPq (adaptado)

Categorias: Notícias Noticias