Restaurante Universitário

Estudantes de baixa renda da pós-graduação, contemplados por edital, tem isenção nos RUs a partir de hoje (26/05).

Demais estudantes da pós-graduação que desejarem ter subsídio nos RUs devem preencher questionário socioeconômico no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), entre os dias 26/05 e 09/06/2022.

A partir de hoje (26/05), os estudantes de baixa renda da pós-graduação contemplados pelo Edital PRPG/PRAE/PROAD N° 88/2022 terão a isenção total para a alimentação nos Restaurantes Universitários (RUs). A medida representa o compromisso da Universidade Federal de Goiás (UFG) em garantir a permanência dos discentes em condições mais vulneráveis, evitando a evasão.

Os acadêmicos da pós-graduação stricto sensu, não contemplados pelo edital, continuam recebendo o subsídio universal de R$ 7,00 para o almoço e o jantar, até que a Universidade tenha o conhecimento da demanda e do perfil socioeconômico dos estudantes para a redefinição e implementação de nova política de subsídio.

De acordo com o edital, os estudantes com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo têm direito à gratuidade do café da manhã, almoço e jantar nos RUs. O objetivo do edital é garantir o atendimento mais urgente dos acadêmicos de baixa renda, apesar dos cortes orçamentários e impactos inflacionários que reduziram em 55% o orçamento da UFG em comparação a 2015.

Nova política de subsídio

Atenta à defasagem dos valores das bolsas de pós-graduação e ao fato de as agências de fomento não permitirem o acúmulo de bolsas e remuneração, salvo algumas exceções, a UFG vai fazer o diagnóstico da realidade socioeconômica dos estudantes de pós-graduação, visando contribuir para a manutenção e permanência dos acadêmicos, dentro do seu limite orçamentário.

Sendo assim, a partir de hoje (26/05), até o dia nove de junho (09/06/2022), estará disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) o questionário socioeconômico para o preenchimento dos estudantes de pós-graduação não contemplados pelo edital.

Até a conclusão deste diagnóstico e implementação de novo subsídio, os estudantes da pós-graduação que não se inscreveram ou não foram contemplados no edital de gratuidade da alimentação vão continuar recebendo o subsídio de R$ 7,00 da Universidade para o almoço e o jantar. Assim, esses estudantes continuarão pagando R$ 4,00 até lá. Uma vez definida, a nova política de subsídio será comunicada amplamente aos discentes com antecedência à implementação.

Após a conclusão do diagnóstico da demanda e do perfil socioeconômico dos estudantes e a implementação de novo subsídio, apenas os estudantes da pós-graduação que solicitarem o subsídio da alimentação nos RUs da UFG por meio do preenchimento do questionário socioeconômico no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), entre os dias 26/05 e 09/06/2022, terão direito ao novo subsídio.

Passo a passo para estudantes da pós-graduação solicitarem subsídio da alimentação nos RUs da UFG

Ao/à estudante que desejar ter subsídio para alimentação nos RUs da UFG:

Realizar os seguintes procedimentos:

PASSO 1: ADERIR AO CADASTRO ÚNICO

Tutorial para solicitação de bolsas ou Anexo I Preenchimento do Cadastro Unico

Preencher o questionário socioeconômico do SIGAA e anexar a documentação comprobatória de sua realidade social conforme Anexo II.

- Relação dos documentos, disponível em: ANEXO II RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS

PASSO 2: SOLICITAR ALIMENTAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO

O estudante deve pleitear o subsídio justificando a necessidade de atendimento, conforme descrito a partir da página 4 do tutorial Tutorial para solicitação de bolsas ou Anexo I Preenchimento do Cadastro Unico