banner isso é pós

ISSO É PÓS UFG: Docentes da FEFD e PPGCS e doutoranda publicam artigo em importante periódico internacional

A revista tem como enfoque a neuropsiquiatria translacional

O estudo, intitulado "Prevalence of fear of COVID-19, depression, and anxiety among undergraduate students during remote classes", de autoria dos professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Gustavo Conti e Claudio Lira, juntamente com a doutoranda Rizia Rocha Silva, foi publicado na revista internacional Acta Neuropsychiatrica.

O estudo publicado tinha como objetivo investigar prevalências do medo da COVID-19, depressão e ansiedade, em estudantes universitários brasileiros no período das aulas remotas.

"Os resultados encontrados indicam que os graduandos apresentavam alta prevalência de depressão e ansiedade, mas baixa prevalência de medo da COVID-19 durante as aulas remotas. Além disso, os pesquisadores mostraram que a presença do medo da COVID-19 esteve mais associada ao sexo feminino e ter um familiar que faleceu devido à COVID-19. Já para a ansiedade e a depressão, os principais fatores relacionados foram ser do sexo feminino, estado de saúde ruim, ser insuficientemente ativo e ter aderido totalmente ao isolamento social" (COUTINHO, 2023, sp).

Além de traçar um perfil que ajuda a conhecer o problema, os autores da pesquisa sugerem que os resultados encontrados possam auxiliar no desenvolvimento de ações para o manejo dos sintomas de medo, ansiedade e depressão entre os estudantes, por parte dos gestores de Universidades.

Para além dos pesquisadores da UFG, participaram do estudo o professor da Universidade do Estado da Bahia e egresso da UFG, Douglas de Assis Teles dos Santos, Bagnólia Araújo Costa, da Universidade Federal da Paraíba, Nelson Carvalho Farias-Júnior, da Universidade Federal Grande Dourados, Allison Gustavo Braz, da Universidade Federal de Jataí, Marília Andrade, professora da Universidade Federal de São Paulo, Rodrigo Vancini, professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Katja Weiss, professora da University of Zurich/Suíça e o professor da University of Zurich, na Suíça, Beat Knechtle.

Para conferir a publicação, clique aqui.

Para conhecer mais sore o PPGCS, clique aqui.

Aqui você conhece mais sobre o programa de pós-graduação em Educação Física.

Quer conhecer mais sobre outros programas de pós-graduação da UFG? Clique aqui.

Categorias: Notícias Noticias