logo ppgf

PPGF é um dos programas que se destacou na Avaliação Quadrienal da Capes

O PPGF que até então era avaliado com o conceito 5 ("Muito Bom"), adentrou o grupo de excelência da Capes.

O Programa de Pós-Graduação em Física é um dos oito PPGs da UFG que foi classificado como "Excelente" na última Avaliação Quadrienal da Capes (2017 - 2022). Ao avaliar o PPGF com o conceito 6, penúltima nota da escala que vai de 1 a 7, o resultado preliminar confirma o alto desempenho a níveis nacionais e internacionais do programa.

A história do PPGF tem sua origem atrelada ao Instituto de Matemática e Física (IMF). A criação do nível mestrado data de 1992. O doutorado, de 2008. No decorrer dessas décadas de existência o programa conseguiu alçar a excelência e o reconhecimento pela dedicação empreendida. De forma consistente e gradual o PPGF tem conseguido elevar seu conceito a cada ano.

O programa atualmente é coordenado pelos professores Lucas Céleri e Leandro Bufáiçal. Para eles, a conquista "reflete o árduo trabalho de pesquisadores, discentes e corpo técnico".

O diretor e o vice-diretor do Instituto, professores Lauro June Queiroz Maia e Ardiley Torres Avelar ressaltam que a excelência apontada pela avaliação corresponde à qualidade do que é desenvolvido pelo programa, e pontuam também a existência de um "corpo docente, discente e técnicos-administrativos extremamente motivados e engajados".

Para conferir a evolução dos conceitos alcançados pelos PPGs da UFG, clique aqui.