Construção Civil

 

Objetivo do Curso

O Curso é dirigido às áreas de projeto, análise e construção de obras civis, tendo como enfoque técnicas construtivas. Atendo-se também ao estudo dos materiais, processos construtivos, custos das construções e gerenciamento de sua qualidade. O Curso visa especializar profissionais da área de Engenharia Civil e afins, especificamente os que atuam em projeto e execução de obras civis, oferecendo uma carga de disciplinas de caráter prático-aplicativo.

 

Voltar para o início da página.

Metodologia

Os conteúdos das disciplinas do curso serão ministrados presencialmente em sala de aula da UFG (Centro de Aulas da Engenharia), sendo que em várias destas há caráter prático e, portanto, serão realizadas em canteiro de obras. Há também a necessidade, em algumas disciplinas, de desenvolvimento por parte dos alunos de trabalhos teórico-práticos para consolidação do conteúdo visto em sala de aula.

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Público-Alvo Engenheiros Civis, Engenheiros de Produção, Arquitetos e afins.
Carga Horária Total 456 horas
Tipo de Ensino Presencial
Período do Curso 01/08/2018 a 31/07 /2022
Turno Sextas-feiras 18:30-22:00 e nos sábados das 08:00-12:00 e 13:30 às 17:00.


Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção, inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Último edital: clique aqui para conferir.

Prazo de inscrição: 24/02/2021 a 19/03/2021.

 

 

Voltar para o início da página.

 

Disciplinas

Metodologia de Pesquisa (60h) Ementa: Fundamentos da metodologia da pesquisa científica. Normas de apresentação de pesquisas. Normas e procedimentos para a elaboração de trabalhos científicos. Citações da literatura. Elaboração de referências. Definição do tema da monografia. Orientações para apresentação do projeto de pesquisa. Seminários para apresentação das propostas de pesquisa dos alunos
 Produção de Estruturas de Concreto e Controle Tecnológico (24h) Ementa: ---- 
Argamassas e Revestimentos (24h) Ementa: Características dos materiais constituintes dos diversos tipos de revestimentos de paredes: aglomerantes hidráulicos e aéreos, agregados miúdos, aditivos e adições. Requisitos de desempenho das argamassas de revestimento. Propriedades das argamassas no estado fresco. Propriedades das argamassas no estado endurecido. Dosagem das argamassas. Métodos de ensaio de avaliação das características e propriedades. Patologia das argamassas de revestimento: diagnóstico, mecanismos,
recuperação e prevenção.
Patologia e Terapia das Construções (24h) Ementa: Conceitos, definições e metodologia. Fissuras em edificações. Corrosão de armaduras. Laboratório de concreto endurecido e técnicas de reparo. Cimentos, agregados e aditivos e suas contribuições à patologia. Agressividade do meio x durabilidade do concreto. Adesivos estruturais, materiais para correção de problemas. Técnicas de recuperação de estruturas.
Alvenaria Estrutural (20h) Ementa: Introdução e conceitos básicos. Materiais constituintes: blocos de concreto – especificações, tipologias e produção. Materiais constituintes: argamassa de assentamento – funções e características, propriedades, seleção das argamassas. Materiais constituintes: graute – definição, aplicação, materiais constituintes, dosagem, ensaios. Noções básicas de projeto. Peças complementares: vergas pré-moldadas para portas, molduras para janelas, etc. Execução de obras de alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto. Controle de qualidade.
Paredes de Concreto e Estruturas Pré-Moldadas (20h)

Ementa: Introdução e conceitos básicos. Materiais constituintes: blocos de concreto – especificações, tipologias e produção. Materiais constituintes: argamassa de assentamento – funções e características, propriedades, seleção das argamassas. Materiais constituintes: graute – definição, aplicação, materiais constituintes, dosagem, ensaios. Noções básicas de projeto. Peças complementares: vergas pré-moldadas para portas, molduras para janelas, etc. Execução de obras de alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto. Controle de qualidade.

Sistemas Integrados de Gestão e Certificações ambientais (20h)

Ementa: Conceitos e Fundamentos da Qualidade. Evolução histórica da gestão da qualidade, da segurança e ambiental. PBQP-H. ISO (International Organization for Standardization) – Organização e Propósito. A abordagem da gestão por processos. Requisitos relativos aos requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração. Requisitos relativos ao Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC. Requisitos relativos a um sistema da gestão ambiental. Requisitos relativos a um sistema de gestão da qualidade.

Mercado Imobiliário (24h) Ementa: Viabilidade de empreendimentos. Fundamentos de marketing. Caracterização do mercado imobiliário. A estratégia funcional de marketing. Relação entre marketing e desenvolvimento do produto. Segmentação e identificação de clientes em empreendimentos da construção. Relações empresas-clientes no mercado imobiliário. Noções sobre gerenciamento dos requisitos do cliente no desenvolvimento de empreendimentos da construção civil. Estratégias relacionadas ao mercado imobiliário.
Construção Enxuta (20h) Ementa: O Sistema Toyota de Produção. Apresentar a aplicabilidade da Filosofia Lean no processo de produção. Aplicação dos Conceitos Lean em Edificações. Discutir a aplicação de ferramentas que permitam a melhoria contínua dos processos desenvolvimento de produtos
Medições de desempenho e produtividade (20h)

Ementa: Análise estratégica do ambiente da construção. Medições de desempenho. Perdas na visão do Sistema Toyota de Produção. O controle e a gestão no âmbito produtivo. O controle sistêmico. Ferramentas clássicas de controle para a construção. Construção de indicadores para sistemas produtivos. Sistema de indicadores da qualidade e desempenho na construção. Aplicação de ferramentas de gestão e controle no ambiente da construção.

Inovações Tecnológicas no canteiro de obra (20h)

Ementa: Conceitos iniciais sobre produtividade. Quantificação de serviços. Padronizações necessárias à medição de produtividade. Indicadores e medição de produtividade da mão-de-obra. Como prognosticar produtividade. Consumo unitário de materiais. Indicadores e medição de consumo de materiais. Como prognosticar o consumo de materiais para uma obra. Diretrizes para o planejamento do canteiro de obras. Definição do layout do canteiro de obras. Exigências a norma NR18 – Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção e a sua influência no projeto do canteiro de obras. Critérios para definição de movimentação e armazenamento de materiais.

Planejamento de Empreendimentos (24h) Ementa: Conceitos e técnicas para planejamento de empreendimentos na Construção Civil. Conceitos de orçamento: origem dos dados para composição unitária de custos, sistemas de informações da obra e registro de indicadores de uso dos recursos físicos da empresa; orçamento segundo a ABNT, orçamento executivo ou operacional, orçamento como simulação da execução da obra. Escolha de sistemas para planejamento de empreendimentos. Nivelamento de recursos, adequação dos recursos disponíveis, redução de custos marginais e custos financeiros, melhoria da produtividade. Orçamento base x orçamento projetado, orçamento por módulos físicos de obra. Sistemas de acompanhamento e controle do realizado: físico e financeiro. Sistemas de controle de custos.
Processo e Integração de Projetos (20h) Ementa: Conceitos de processos de projeto, fluxo de informação, linha do tempo de desenvolvimento de projetos, integração da informação entre os projetistas, documentação de projetos, problemas típicos de compatibilização, compatibilização de projetos e engenharia simultânea.
Sistemas Prediais Hidráulico e Sanitário (24h) 

Ementa: Sistemas Prediais de Água Fria. Sistemas Prediais de água quente. Sistema Predial de Esgoto Sanitário. Sistema Predial de Água Pluvial. Sistema Predial de Gás Combustível. Sistema Predial de Combate a incêndio.

Conservação de Água (20h)

Ementa: Programa de Conservação de água e Programa de Uso Racional da água. Sistema Predial de Aproveitamento de água pluvial. Sistema Predial de Reúso de águas Cinzas. Avaliação econômica de investimentos em conservação de água

Conceitos e Uso de BIM (16h)

Ementa: Introdução ao BIM, Conceitos de modelagem Paramétrica, Interoperabilidade, Normalização BIM, Implementação e Coordenação BIM, importância do processo de projeto para implementação da plataforma, Arquitetura X SISTEMAS PREDIAIS BIM, potencialidades em projeto, compatibilização e uso na obra.

Desempenho Térmico (20h)

Ementa: Transmissão de calor através dos componentes construtivos. Regime periódico e inércia térmica. Caracterização do clima. Tratamento de dados climáticos. Radiação solar. Temperatura ar-sol. Umidade em edificações. Psicrometria. Ventilação. Métodos de avaliação térmica de edificações. Modelos de simulação térmica de ambientes. Fator de resposta térmica. Admitância. Elementos finitos. Aplicações em estudo de caso.

Desempenho Acústico (20h)

Ementa: Caracterização dos fenômenos acústicos. Defesa contra o ruído e controle dos sons no interior dos ambientes. Estudo do desempenho acústico dos espaços construídos na escala urbana e das
edificações. Tratamento acústico de fontes de ruído. Conceituação e procedimentos para a realização de isolamento, reflexão e absorção sonora. Qualificação dos espaços para a palavra falada. Conforto e segurança. Conceitos, Normas e Leis.

Eficiência Energética (20h)

Ementa: Introdução à sustentabilidade. O consumo de energia no setor de edificações, eficiência energética no setor residencial e no setor comercial. O espaço urbano e a minimização dos problemas de ilha de calor. Uso de fontes renováveis de energia. Legislação relativa à eficiência energética e sustentabilidade (sistemas de Certificação internacionais, Regulamentação Brasileira para Etiquetagem do nível de eficiência de edifícios comerciais).

Aspectos Gerais de Desempenho (16h)

Ementa: Definições gerais sobre desempenho das edificações, baseados nas normas de desempenho de edifícios habitacionais de até cinco Pavimentos, relacionados a estruturas, pisos internos, fachadas e paredes internas, coberturas e sistemas hidrossanitários. Avaliação desempenho materiais, componentes e sistemas construtivos; Avaliação prescritiva e avaliação desempenho em uso. Certificado de homologação; marca conformidade; referência técnica (IPT). Metodologia avaliação desempenho edificações: exigências usuário, condições exposição; requisitos e critérios; necessidade avaliação. Apresentação e discussão da CB02-ABNT:02136.01.001. Requisitos gerais. Segurança estrutural (apresentação forma); Segurança fogo: requisitos, critérios, métodos avaliação e níveis de desempenho (apresentação e discussão tópicos); Segurança no uso e operação: requisitos e critérios (apresentação e breve discussão); Estanqueidade; Desempenho térmico; Desempenho acústico; Desempenho lumínico; Saúde, higiene e qualidade do ar; Funcionalidade e acessibilidade; Conforto Tátil e antropodinâmico; Durabilidade e manutenabilidade. Avaliação de desempenho estrutural de sistemas construtivos. Normas, ensaios e exercícios de impactos de corpo mole, corpo duro, peças suspensas e fechamento brusco de portas em alvenarias. Noções básicas para a realização de avaliação de desempenho térmico. Conceitos resistência térmica e inércia térmica e exemplos análise desempenho em exercícios com simulações de curvas de inércia térmica.


Voltar para o início da página.

 

Contato

Coordenadora: Prof. Marcus André Siqueira Campos

Subcoordenadora: Profa. Dra. Tatiana Gondim do Amaral

Secretária: Verônica Segatto

E-mailceccufg@gmail.com 

Telefone: 3209-6099

Site: clique e acesse. 

botão cadastre-se

 

Voltar para o início da página.