Expedição de certificados (Especialização e Residência)

Para adquirir o certificado do curso de especialização o aluno deve completar 47% da carga horária do curso lato sensu (salvo os casos em que a legislação específica determinar outra porcentagem), atingir 70% de aproveitamento em cada disciplina, aferido em processo formal de avaliação, e  obter a aprovação do trabalho final pelo professor orientador ou, havendo defesa do trabalho, pela banca examinadora. 

Os discentes de especialização que concluíram as disciplinas do curso mas não apresentaram monografia ou trabalho final têm direito ao certificado de aperfeiçoamento, emitido pela PRPG, desde que tal previsão conste no regulamento específico dos respectivos cursos.

 

Emissão da 1° via

A expedição de certificados de especialização é feita pelo Centro de Gestão Acadêmica/PROGRAD e deve ser solicitada pelo coordenador do curso lato sensu, utilizando a plataforma SEI. 

O processo de registro do certificado no SEI  deve apresentar  os seguintes documentos: 

  • Expediente do coordenador do curso de especialização solicitando a emissão do certificado;
  • Histórico escolar de cada aluno concluinte;
  • Cópia do diploma de graduação (frente e verso) do aluno concluinte;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF do aluno concluinte;
  • Declaração do coordenador quanto à situação acadêmica e financeira do aluno perante o curso;
  • Comprovante de pagamento da taxa de expedição de certificado pela coordenação do curso, salvo os casos previstos em lei;
  • Declaração de “nada consta” emitida pela Sistema de Bibliotecas da UFG. 

Os certificados possuem validade nacional.

 

Emissão da 2° Via

A 2° via do certificado pode ser solicitada pelo próprio discente, por meio do SEI. O egresso deve possuir cadastro habilitado na plataforma para efetuar o processo. Confira:

Documentos solicitados no procedimento:

  • Requerimento de 2ª Via de Certificado, preenchido pelo discente egresso no ambiente de Peticionamento Eletrônico; 
  • Comprovante de pagamento da taxa de 2ª via;
  • Caso o discente egresso tenha mudado de nome, cópia de Documento de Identificação Oficial atualizado ou certidão de casamento/averbação de divórcio.

A emissão da 2° via possui uma taxa fixa no valor de  R$102,00. Solicite à Unidade Acadêmica responsável pelo curso a GRU para pagamento, denominada EXPEDIÇÃO E REGISTRO DE 2.VIA DE CERTIFICADO DE ESPECIALIZAÇÃO. 

Tutorial_duas_vias

Observação

As unidades acadêmicas responsáveis pelo curso também podem receber os requerimentos, por meio presencial ou eletrônico, e efetuar a abertura do processo em lugar dos discentes egressos. Nesse caso, o pedido deve ser encaminhados diretamente ao ambiente CGA, no SEI.