Pós-Doutorado

O pós-doutorado é um período intenso de treinamento e aperfeiçoamento em que recém-doutores se aprofundam na pesquisa feita ao longo dos anos de pós-graduação.

Por vezes, o pós-doutorado também é realizado por doutores já experientes que desejam se aprofundar sobre um tema, participar de pesquisas em PPGs aos quais não estão originalmente vinculados, ou simplesmente engajarem-se em grupos de trabalho que podem contribuir para o avanço das suas investigações acadêmicas.

Como funciona o pós-doutorado 

O pós-doutorado é realizado por meio de um estágio, com ou sem bolsa de estudo, em que o pesquisador é supervisionado por um docente vinculado a um PPG, com vistas ao desenvolvimento de um projeto. O pós-doutorado admite a possibilidade de o pesquisador realizar atividades de ensino em curso de pós-graduação e graduação.

Durante as atividades, o pesquisador adquire expertise, trabalhando com acadêmicos mais experientes ou grupos de pesquisa focados em áreas do seu interesse. O resultado do estágio resulta em produtos acadêmicos, como artigos em periódicos acadêmicos indexados. A UFG recomenda que as publicações resultantes de estágios pós-doutorais sejam dirigidas a revistas de excelência com alto fator de impacto nas respectivas áreas. 


Como ingressar em um pós-doutorado na UFG

As atividades do estágio pós-doutoral são realizadas em tempo integral. O interessado precisa requerer uma vaga à Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação ao qual pretende se vincular. Caso a solicitação seja aprovada pelo PPG, a PRPG deve ser comunicada para proceder ao registro do pesquisador na universidade.

Um estágio de pós-doutorado pode durar de 3 meses a 3 anos, cabendo a solicitação de até duas prorrogações de, no máximo, doze meses cada uma.

Confira a documentação a ser instruída no requerimento e a regulamentação das atividades de Pós-Doutorado na UFG:

Botão 29

Procedimentos 

Confira aqui o tutorial para a abertura do Processo SEI: Pós-Doutorado: Estágio para Pesquisa, Ensino e Extensão