Programas de Residência

Novo prédio do HC

Os programas de residência compõem a pós-graduação lato sensu da UFG e são ofertados em duas modalidades: Residência Médica e Residência Multiprofissional em Saúde e Área da Saúde.

As atividades são desenvolvidas em parceria com o Hospital das Clínicas (HC/UFG), no qual os profissionais, com a supervisão de especialistas, têm a oportunidade de aliar a teoria aprendida na universidade com os conhecimentos práticos obtidos na assistência cotidiana à população.

O HC-UFG é uma fonte do desenvolvimento de pesquisas científicas em saúde, gerador de novas tecnologias e procedimentos na área, além de ser referência em excelência na prestação de serviços ao usuário do SUS em suas diversas especialidades.

A duração de cada programa depende do nível de formação e da área escolhida pelos alunos.

 

HC leito

Residência Médica

Ao concluir a graduação e receber o registro no Conselho Regional de Medicina, o médico que deseja atuar em determinada especialidade pode aprofundar seus estudos e habilidades através de uma residência. 

Os Programas de Residência Médica são remunerados e regidos por normas da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM/MEC e  da Comissão de Residência Médica da UFG – COREME/UFG.  O processo seletivo é  realizado  anualmente pelo HC  e pelo Centro de Seleção da UFG, através de análise de currículo e provas específicas. 

Saiba mais sobre os  critérios de avaliação e as áreas de residência promovidas no HC.

 

FOTO - Endoscopia - Residentes

Residência multiprofissional em saúde

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área da Saúde promove a ação articulada entre diferentes profissões da área da saúde como Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia,  Nutrição, Odontologia e Psicologia, tendo  como eixo orientador os princípios e diretrizes do SUS e as necessidades locais e regionais.

Os eixos  de concentração dessa modalidade de residência são:

  • Urgência e Emergência; 
  • Materno-infantil; 
  • Terapia Intensiva; 
  • Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; 
  • Hematologia;
  • Hemoterapia.


Os cursos são integrais e têm duração mínima de 2 anos. A seleção de novos residentes ocorre todos os anos, no segundo semestre, e é realizada pelo Centro de Seleção da UFG. Saiba mais no site do programa.