Programas Especiais: UFG Doutoral

Cabeçalho UFG Doutoral

A pós-graduação é uma longa jornada. Envolvente e desafiadora. O Programa UFG doutoral surge para apoiar futuros doutores e orientadores nesse percurso, oferecendo uma formação complementar à investigação científica e contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada participante.

Inspirado em Escolas Doutorais da Europa, o projeto parte do princípio de que o processo de doutoramento vai além da tese. A intenção é focar no indivíduo, compreender suas necessidades, incentivar as relações interpessoais e fortalecer a saúde emocional do pesquisador.

Para isso, são promovidas atividades de ensino e extensão (minicursos, palestras, workshops, seminários, rodas de conversa, conferências etc.) com propostas transversais e interdisciplinares que preparam profissionais capazes de responder a situações de trabalho complexas e lidarem com demandas sociais de forma criativa, dentro e fora da academia.

O programa acompanha diretrizes do relatório técnico “Educação Doutoral: reformas e tendências”, publicado pela Divisão de Avaliação (DAV) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As aulas, gratuitas e voluntárias, são ministradas por professores renomados e abordam temas como: ética, comunicação científica, trabalho em equipe, gerenciamento de projetos, empreendedorismo social e otimização de carreira.

O UFG Doutoral também emerge da necessidade de criar uma integração mais colaborativa entre os diferentes programas de pós-graduação da instituição. Estudantes do nível mestrado também são estimulados a participar, como forma de preparação para possível ingresso no doutorado.

Pró-Reitor
Prof. Dr. Laerte Guimarães Ferreira Jr.

Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Márcia Bachion

Coordenação Executiva
Prof. Dr. Denilson Teixeira