Conheça a pós-graduação

BIBLIOTECA

A pós-graduação é o pilar do desenvolvimento científico na UFG e atende alunos que buscam se aperfeiçoar em áreas mais específicas de atuação, seja no meio acadêmico ou no mercado de trabalho.

O avanço das áreas de pesquisa e pós-graduação é pautado pelo compromisso em produzir conhecimento como fonte de desenvolvimento social, sistematizando e socializando saberes.

UFG

Expansão da UFG

A universidade oferecia, até 1981, os cursos de mestrado em História, Letras, Matemática, Medicina Tropical e Biologia Celular, e ainda 19 cursos de especialização. Após a criação de uma reitoria específica para a pós-graduação, o cenário científico da instituição começou a mudar, ganhando força total no fim dos anos 90.

As décadas seguintes marcaram o crescimento e a consolidação da pós-graduação na UFG, com investimentos na qualificação docente, canalização de bolsas de estudo e aumento dos grupos de pesquisa.

Desde então, o número de cursos cresceu consideravelmente. Atualmente, a UFG conta com 64 programas de pós-graduação stricto sensu e 80 cursos de pós-graduação lato sensu (além da residência médica com 34 especialidades e três programas de residência multiprofissional em saúde).

Pós-graduação de excelência

A excelência acadêmica e a relevância social da pós-graduação na UFG reflete nas avaliações periódicas da Capes.

Conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação, a UFG também se destaca como uma das 20 mais importantes universidades do Brasil em diferentes rankings, como o Universitário da Folha de São Paulo, o QS World University Rankings e o Times Higher Education World University Rankings.

Os cursos são apoiados por um corpo docente consolidado e contam com infra-estrutura acessível, incluindo as estruturadas de laboratórios e bibliotecas da UFG.

O processo seletivo para os níveis stricto e lato sensu é realizado por editais específicos, publicados na página dos programas. Confira a lista completa dos programas de pós-graduação que a UFG oferece na página da PRPG.