Análise de Situação de Saúde

Análise Saúde

Curso em andamento.

Período: 15 meses

Unidade acadêmica responsável: Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - Rua 235,s/no – sala 412, Setor Leste Universitário

Coordenação: Profa. Dra. Marta Rovery de Souza

Secretaria: Luciana Dias dos Santos

Telefones: (62) 3209-6115 - WhatsApp: (62)9.8268-0270

Site: asis.iptsp.ufg.br

E-mail: cursodeasis@gmail.com

Objetivo do curso:

Este projeto visa à qualificação de profissionais de Vigilância em Saúde em análise de problemas de saúde, seus condicionantes e determinantes voltados para a realidade dos seus respectivos municípios, estados e Distrito Federal. O curso é composto por 12 (doze) disciplinas; introdução a análise da situação de saúde, revisão básica de epidemiologia e estatística;revisão excel, metodologia aplicada, análise de dados demográficos, sistemas de informação em saúde, análise de séries temporais na epidemiologia noções do R studio, sistemas de informação geográfica aplicada à análise da situação de saúde, análise de desigualdade em saúde, inquéritos populacionais, visualização de dados (a saúde que se comunica/story telling), economia da saúde e priorização baseada em indicadores.

Curso desenvolvido na modalidade educacional semi-presencial. A carga horária do Curso é de 368 horas, distribuídas em 04 (quatro) módulos presenciais, compondo 116 horas de atividades presenciais e 252 horas à distância, viabilizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

Público alvo: profissionais que atuam no SUS, preferencialmente da área de Vigilância em
Saúde, das três esferas administrativas (municipal, estadual e federal).