Economia da Saúde

 

Objetivo do Curso

O objetivo principal desta especialização é de promover o fortalecimento da capacidade nacional para a gestão do Sistema Único de Saúde através de capacitação de profissionais atuando na gestão de saúde no SUS, nas esferas federal, estadual e municipal, no uso da Economia da Saúde para a qualificação da gestão do SUS. Ainda, por se tratar de um curso que promove o desenvolvimento de estudos na área da economia da saúde, tem-se como objetivo realizar análise de gastos e custos no SUS, considerando diversas temáticas prioritárias para os gestores do SUS, que irão nortear os profissionais no planejamento, alocação e execução de recursos públicos de saúde no Brasil.

 

Voltar para o início da página.

Metodologia

A metodologia pedagógica aplicada envolve conteúdos temáticos que serão desenvolvidos e organizados em módulos/disciplinas, priorizando atividades de ensino à distância com conteúdo veiculados pela Internet, elaboração de material de apoio educativo, complementadas por atividades presenciais expositivas e dialogadas e realização de estudos de casos.

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Público-Alvo Profissionais de saúde atuando junto ao SUS
Carga Horária Total 384 horas
Tipo de Ensino À distância 
Período do Curso 03/2022 a 10/2023
Turno Curso à distância, com provas e aulas no ambiente virtual de aprendizagem que representam 76 horas do total do curso.
Quantidade de turmas previstas Três


Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção será realizado por uma Comissão de Seleção, designada pela Coordenação do Curso, de acordo com o Regulamento do curso e Edital. Todos os procedimentos e critérios de seleção estarão definidos em Edital e os selecionados terão seus nomes divulgados na internet.

Último edital: clique aqui para conferir

Prazo de inscrição: 01/04/2022 a 07/07/2022.

Previsão de próximas turmas:

Oferta 3a Turma – 07/2022 a 10/2023

 

Voltar para o início da página.

 

Disciplinas

Saúde e seus determinantes (15h) Ementa: Transição demográfica e epidemiológica. Modelo de transição demográfica brasileiro. Determinantes sociais na Saúde: na saúde, na doença e na intervenção. Enfrentamento às iniquidades em saúde.
Tópicos em Epidemiologia (41h)

Ementa: Medidas de frequência, Medidas de associação e impacto. Conceitos básicos de bioestatística. Estudos epidemiológicos descritivos. Estudos epidemiológicos analíticos: observacionais - ecológico, transversal, caso-controle e coorte – experimentais e quasi experimentais. Revisão sistemática e metanálise em Avaliação de Tecnologias em Saúde. Validade e precisão em estudos epidemiológicos. Medidas de Diagnóstico: sensibilidade, especificidade, valores preditivos e razões de verossimilhança. Estatística descritiva: variáveis e apresentação tabular e gráfica de dados.

Sistemas de Informação em Saúde e fontes de dados em saúde (15h) Ementa: Sistemas de Informação em Saúde oficiais: SIM, SINASC, SIA, SIH e outros disponibilizados pelo DATASUS. Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária (AMS), Pesquisa de Amostra Domiciliar (PNAD) do IBGE, Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e outras pesquisas nacionais relevantes para diagnóstico em saúde.
Busca de evidências na literatura científica (25h) Ementa: Conceituação teórica: Etapas da busca de referências na literatura; Formulando a pergunta
científica, Tipos de estudo para cada pergunta, Pirâmide de níveis de evidência. Bases de dados disponíveis: BVS - LILACS, Scielo -, Cochrane, EMBASE, Medline. Mecanismos de busca: Cochrane, EMBASE, Google acadêmico, LILACS, PubMed, Ovid, Scielo, SumSearch. Termos de busca – exemplo prático com PubMed. Estratégias de busca – exemplo prático com PubMed. Salvando a busca em gerenciador de referências. End Note – exemplo prático.
Fundamentos em Economia da Saúde (24h) Ementa: Conceito de Economia da Saúde; Serviços de saúde como mercadoria; Oferta e demanda na microeconomia; Saúde como um bem público – conceitos; Conceito de eficiência em saúde; Equidade em saúde, equidade do SUS; Relação necessidade e equidade, equidade e eficiência.
Sistemas de Saúde e Organização dos Serviços (22h) Ementa: Proteção Social no Brasil e no mundo – histórico e conceitos; Organização e modelos de Sistemas de Saúde e as diferentes experiências nacionais; Princípios e diretrizes, papel das três esferas de governo na gestão do SUS; Processo de descentralização da gestão de de organização de redes assistenciais no SUS: principais avanços e desafios; Organização dos serviços de saúde no Brasil: relação público-privado; saúde suplementar.
Financiamento e gasto em saúde (22h) Ementa: Modelos de financiamento dos sistemas de saúde e fontes de recursos; Financiamento e gasto em saúde no Brasil: fontes de recursos, evolução e comparação internacional; Financiamento do SUS: histórico e principais problemas; Gasto com saúde, conceito, classificação e problemas das comparações internacionais; Tendência de gastos com saúde e vetores de aumento de gastos; Sistema de Contas Nacionais em Saúde.
Microeconomia aplicada à saúde (25h) Ementa: Microeconômica aplicados ao mercado da saúde; A demanda por saúde e a produção em saúde; Modelo de Grossman: Saúde como bem de consumo e investimento; Incentivos ao consumidor.
Gestão de Recursos do SUS (15h)

Ementa: Planejamento e Processo Orçamentário; Legislação pertinente: Lei de diretrizes orçamentárias (LDO), Lei de Responsabilidade; Fiscal (LRF), Lei Orçamentária anual (LOA), Plano Plurianual (PPA); Fundo de Saúde; Gastos no SUS; evolução regional, por nível atenção e programas; Critérios de alocação das transferências federais no SUS; A importância da gestão de custos para as unidades de saúde e os diferentes níveis de gestão do SUS; Acompanhamento, Controle e Avaliação dos Recursos da Saúde;

Economia da Saúde e Políticas do Setor Farmacêutico (30h) Ementa: Complexo industrial da saúde e a indústria farmacêutica; Lei dos genéricos como ferramenta de competitividade; Lei das patentes e o direito humano de acesso a medicamentos, Acesso e a indústria farmacêutica no Brasil. Economia da Saúde e a Atenção Farmacêutica. Assistência Farmacêutica no SUS e Judicialização.
Ferramentas para investigação empírica – Estatística em Saúde (20h) Ementa: Estatística descritiva. Estatística inferencial – teste de hipóteses. Analise de regressão e correlação. Modelos econométricos. Introdução em análise multivariada.
Gestão de Custos (30h) Ementa: A Unidade Gestão de Custos busca discutir a fundamentação conceitual de custos e os principais instrumentos para apuração e gestão de custos no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Nesta unidade são apresentados os conceitos básicos em gestão de custos de forma a permitir uma análise mais profunda acerca dos métodos de custeio, passando pelo custeio variável ao custeio por atividade, com destaque para o Custeio por Absorção. Discute, ainda a gestão de custos nas unidades de saúde do SUS com ênfase no Programa Nacional de Gestão de Custos _PNGC, do
Ministério da Saúde.
Avaliação de Tecnologia em Saúde (30h) Ementa: Avaliação em Saúde. Tecnologias de Saúde: Conceitos. Metodologia para Avaliação de Tecnologias. Estrutura de avaliação e incorporação de tecnologias no SUS. 
Custo de programas de Saúde e Custos de doenças e Análise de
Impacto Orçamentário (30h)
Ementa: Conceitos básicos em gestão de custos; Métodos de custeio; Custo de programas de Saúde Custo de doenças e condições de saúde; Modelos macroeconômicos para estimar carga econômica de doenças.
Análise Econômica em Saúde e modelos para avaliação econômica (25h)

Ementa: Tipos de análise econômica. Estudos custo-efetividade, custo-utilidade, custo-benefício. Delineamento dos estudos de análise econômica. Delineamento dos estudos de custo-efetividade. Modelos e modelagem em avaliação econômica. Árvore de decisão analítica. Modelo de Markov e outros modelos transicionais.

Economia da Saúde para instrumentalizar o gestor (15h)

Ementa: Incorporação de novas tecnologias no Brasil e no mundo. Avaliação crítica de análises econômicas e avaliações de tecnologias. Políticas de saúde em ATS. Judicialização no SUS. Limiar de custo-efetividade – o que a sociedade está disposta a pagar?


Voltar para o início da página.

 

Contato

Coordenadora: Profa. Dra. Cristiana Maria Toscano

Subcoordenador: Prof. Sérgio Francisco Piola

Secretária: Renata Ferreira Soares


E-mail: renatasoaresufg@gmail.com 

 

Site: clique e acesse.

 

botão cadastre-se

 

Voltar para o início da página.