MBA em Marketing Estratégico

 

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivos propiciar a capacitação na prática da gestão de marketing alinhado ao desempenho organizacional e estratégico e desenvolver uma visão estratégica do marketing possibilitando aos participantes obter o ferramental necessário para tomada de decisão.

 

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Metodologia

As aulas serão teóricas e práticas ocorrerão com o uso do datashow. As avaliações serão feitas por meio de apresentação de seminários, estudos de casos, artigos e provas.

 

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Informações Gerais

Público-Alvo Gestores, consultores, analistas, administradores, economistas e outros profissionais que atuem em Administração de Empresas, gerenciamento e marketing, bem como profissionais que atuem na área da docência superior de instituições de ensino públicas e privadas.
Carga Horária Total 365 horas
Tipo de Ensino Presencial
Período do Curso 01/03/2021 a 01/03/2024
Turno Sextas-feiras das 18h30min às 22h30min;
Sábados das 08h00min às 12h30min;
Eventualmente aos sábados das 14h00min às 18h00min;
Eventualmente, disciplinas de 10 horas/aula podem ter sua organização suprimida para um sábado inteiro de aula letiva somente.
Quantidade de turmas previstas Turma dois. 


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Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção, Inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Edital: clique aqui para conferir.

Prazo de inscrição: de 15/12/2022 a 19/02/2023.

Previsão de próximas turmas: 03/03/2023 a 02/03/2025.

Inscrições: clique aqui.

 

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Disciplinas

Aula Inaugural (5h)

Ementa: Apresentação do programa do curso e tendências na área de marketing.

Liderança: Competências e Engajamento (15h)

Ementa: Desafios organizacionais contemporâneos e a gestão de pessoas; Alinhamento estratégico da gestão de Pessoas às estratégias organizacionais; Visão, missão, objetivos, estratégias, políticas, diretrizes, planos de ação, estrutura e processos de gestão de pessoas orientados para o comprometimento com o negócio da organização; Práticas de liderança. Tomada de decisão. Liderança como essência da gestão e desenvolvimento de equipes.

Processo Criativo (15h) Ementa: Importância da Criatividade no Contexto Organizacional. Definições de criatividade e inovação. Inter-relação entre os conceitos de criatividade e inovação. Fatores do indivíduo e do ambiente que influenciam a criatividade nas organizações. Criatividade em equipes de trabalho. Criatividade e complexidade.
Design de Serviços (15h) Ementa: Estruturas tradicionais e a estrutura por processos; gestão por processos no contexto organizacional; elementos lógicos da cadeia de processos; diferentes abordagens da gestão por processos; objetivos da gestão por processos; relação dos processos com o planejamento estratégico; identificação, mapeamento e modelagem de processos; metodologia de levantamento de dados e informações; análise de processos; softwares de mapeamento de processos; gestão de pessoas na organização estruturada por processos.
Comunicação Estratégica (15h) Ementa: Evolução, histórico, conceitos, aplicações, abrangência, fundamentos, produção científica, paradigmas e perspectivas. A Comunicação Interna, como parte do composto de Comunicação Integrada nas organizações, é tratada em termos de processos, níveis de análise, percepções, barreiras, fluxos, redes e meios de Comunicação tradicionais e inovadores. Outras vertentes de análise da disciplina incluem organizações tradicionais versus organizações modernas: conceitos, características e as conexões com a Comunicação e gestão estratégica da Comunicação Organizacional: princípios, públicos e mídias.
Marketing Pessoal (15h) Ementa: A disciplina está organizada na abordagem dos seguintes conteúdos: introdução: uma reflexão sobre o mundo do trabalho como espaço de realização ou sofrimento; o marketing como processo chave, essencial para os negócios e o marketing das superficialidades e aparências; marketing pessoal e seus sub-processos; valores críticos para o sucesso de marketing pessoal; etapas para a elaboração de um planejamento estratégicos de marketing pessoal; orientações reflexivas sobre marketing pessoal; conclusões e aconselhamentos para desenvolvimento de carreiras.
Workshop em Marketing Estratégico (10h) Ementa: Atividade prática de imersão em marketing.
Diagnóstico Organizacional (15h)

Ementa: Fundamentos do Diagnóstico Organizacional; Diagnóstico Organizacional Participativo. Ciclos de Vida das Organizações. Modelos de Diagnóstico Organizacional. Ferramentas de diagnóstico organizacional. Análise de Cenários. Análise Interna. Satisfação de Clientes Internos e Externos. Mudança organizacional. Aspectos humanos no diagnóstico Organizacional.

Cenários Econômicos (20h) Ementa: A Economia e os problemas econômicos aplicados ao marketing.
Inteligência de Negócios (15h) Ementa: Conceitos de Economia. Funcionamento do Sistema Econômico. Introdução à Microeconomia: demanda, oferta, preço, equilíbrio de mercado, inovação e mudança técnica. Estruturas de mercado. Introdução à Macroeconomia: produto e demanda agregada, contas nacionais, política fiscal e monetária, inflação, distribuição de renda, emprego. Caracterização do ambiente de negócios. Construção e análise de cenários econômicos. Fundamentos da análise de risco no ambiente de negócios. Identificação de tendências e seus paradoxos. Aplicações práticas no mercado financeiro.
Dados, Pesquisa e Tendência (15h) Ementa: Definição de variáveis. Comportamento esperado de variáveis mercadológicas. Medidas de tendência central: média, moda e mediana. Medidas de variabilidade: variância e desvio padrão. Histograma e Distribuição de frequência. Considerações básicas sobre simetria e distribuição normal. Assimetria em distribuições de frequência. Gráficos de normalidade e probabilidade acumulada. Gráficos de dispersão entre duas variáveis. Relacionamento esperado entre preço e vendas e propaganda e vendas.
Economia Comportamental e Decisões do Consumidor (15h) Ementa: Fundamentos Economia Comportamental. Processo Decisório individual e em Grupos. Teoria do Sistema Dual. Enquadramento. Dimensões Temporais. Dimensões Sociais. Metodologia Experimental. Nudge. Aplicações em Marketing e Negócios.
Gamificacao e Inovacao (10h) Ementa: Jogos, sociedade e mercado. Gamificação e negócios. Elementos de jogos e aplicabilidade. Teoria da diversão e o círculo mágico. Universo lúdico, regras e tomada de decisão. Motivação e comportamento competitivo. Estratégias de engajamento na produção de experiênciaslúdicas. Competição, aprendizado, fuga da realidade e interação social. Design Thinking na geração de produtos da indústria criativa. Design de jogos e ambientes virtuais. Gamificação e perspectivas. Estudo de casos e prototipação.
Customer Experience Design (15h) Ementa: Estratégias e tendências no varejo. Hábitos e comportamentos de consumo. Elementos do comportamento do consumidor no ambiente varejista.
Branding (15h) Ementa: Compreensão da dinâmica do Marketing, das relações estabelecidas entre a empresa e o consumidor, através dos conceitos e estratégias de criação, gestão e avaliação geral da marca: os valores agregados, a visão dos consumidores e a importância de uma marca forte: fidelização, renovação e posicionamento no mercado.
Mídia Social, SEO e Conteúdo (15h) Ementa: Orientação de elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.: Redes sociais, mídias sociais, capital social. Tipos de redes sociais. Influência e Engajamento. Planejamento e estratégias de comunicação em Mídias Sociais. Gestão de ações em mídias sociais.
Marketing Analytics (20h) Ementa: Revisão de Intervalo de Confiança e Teste de Hipótese. Erros de decisão nos testes de hipótese. Erro Tipo I e Erro Tipo II. Teste de Hipótese para duas médias independentes. Teste de Hipótese para duas médias dependentes. Visão geral de modelos mercadológicos: Modelos da família da Análise de Variância e Modelos da família Econométrica. Principais pressupostos e preocupações dos modelos mercadológicos.
Experimentos em Marketing (20h) Ementa: Tipologias metodológicas. Causa e efeito. Delineamento experimental, quase experimental e pré experimental. Variáveis dependentes e independentes. Corte transversal e longitudinal. Análise estatística aplicada a dados experimentais.
Formação de Preço de Venda (20h) Ementa: Preços e Custos. Custos e despesas na formação do preço de venda. Métodos de custeio para a Formação do preço de venda. Break-even point. O mark-up. Preços e Composto de Marketing. Preços, Concorrência e Clientes. Estratégias de formação de preço. Apuração e análise de resultados. Políticas e objetivos da administração do preço de venda. Análise de indicadores com foco em custos, preços e desempenho.
Cultura e Consumo (15h) Ementa: Escopo teórico do comportamento do consumidor. Cultura. Teorias sociológicas e psicológicas influentes no comportamento do consumo de indivíduos. Consumo simbólico. Consumo e Sustentabilidade
Jogo de Empresas (20h) Ementa: Conceitos e tipos de jogos, Kriegspiel, WarGames, RPG, Ensino e Aprendizagem, Modelagem com jogos e Jogos e Tomada de Decisão.
Produção de TCC (25h) Ementa: Orientação de elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.


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Contato

Coordenador: Ricardo Limongi França Coelho

Subcoordenadora: Vitória Augusta Braga de Souza

E-mail:  sea.face@ufg.br  

 

Site: https://sea.face.ufg.br/p/36216-mba-em-marketing-estrategico ou https://sea.face.ufg.br 

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