Projetos de Estruturas de Concreto (CEPEC)

 

Objetivo do Curso

Complementar a formação acadêmica, atualizar a formação profissional e incorporar competências em técnicas analíticas e numéricas para a avaliação/determinação do comportamento de elementos e sistemas estruturais de concreto. Estes conhecimentos permitem aos profissionais o aprimoramento da sua atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o projeto de pontes e edifícios de concreto.

 

Voltar para o início da página.

Metodologia

Todas as disciplinas do curso serão desenvolvidas na modalidade presencial, com aulas em sala de aula ou laboratório de informática, com a utilização de quadro branco e/ou projetor multimídia. A bibliografia constará de apostilas digitais, livros e programas computacionais atualizados, de tal modo a propiciar o desenvolvimento de competências para a utilização responsável de programas computacionais em projetos estruturais, de tal forma que possa desenvolver modelagens mais realistas e diminuir simplificações.

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Público-Alvo Engenheiros civis, arquitetos e tecnólogos
Carga Horária Total 558 horas
Tipo de Ensino Presencial 
Período do Curso 01/03/2019 a 29/02/2024
Turno Às sextas-feiras de 18h00 às 22h30, sábado de 8h00 às 12h30 e de 13h30 às 18h00 e domingo de 8h às 12h30
Quantidade de turmas previstas Quatro


Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Etapas: O Processo de seleção, inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Último edital: clique aqui e confira.

Prazo de inscrição: 25/03/2021 a 14/05/2021.

Previsão de próximas turmas: 

Turma 1: 01/03/2019 a 28/02/2021;
Turma 2: 01/03/2020 a 28/02/2022;
Turma 3: 01/03/2021 a 28/02/2023;
Turma 4: 01/03/2022 a 28/02/2024.

 

Voltar para o início da página.

 

Disciplinas

Alvenaria Estrutural (18h) Ementa: Introdução. Conceitos básicos de Alvenaria Estrutural. Definições, Classificações e Estudo dos Materiais. Sistemas e Processos Construtivos. Análise Estrutural e Projeto de Edifícios de Alvenaria Estrutural.
Análise da Interação Solo-Estrutura (18h) Ementa: Introdução ao conceito de recalques de fundações; Cálculo de recalques de fundações rasas e profundas; Rigidez de fundações; Interação entre recalques de fundações; Efeitos da interação solo-estrutura; Processos de cálculo interativo em projeto de edificações.
Aplicação da Dinâmica Estrutural em Projetos de Estruturas (18h) Ementa: Avaliação das propriedades estruturais: matriz de rigidez, matriz de massa (concentrada e consistente), matriz de amortecimento. Modelos com múltiplos graus de liberdade. Vibração livre de modelos com múltiplos graus de liberdade: frequência natural de vibração, período de vibração. Método da superposição modal. Análise da resposta dinâmica usando métodos passo a passo em treliças e pórticos. Consideração dos efeitos dinâmicos em estruturas: vento e sismos. Normatizações sobre efeitos dinâmicos em estruturas.
Aplicação do Método dos Elementos Finitos em Projetos de Estruturas (18h) Ementa: Uso de programas computacionais para análise estática linear via Método dos Elementos Finitos. Uso de programas computacionais para análise dinâmica linear via Método dos Elementos
Finitos. Estimativa de erro e convergência. Aplicação a problemas de análise de estruturas e interação solo-estrutura.
Concepção Estrutural e Ações e Segurança (18h) Ementa: Introdução. Tipologias dos sistemas estruturais. Partido do sistema estrutural. Estimativa dos carregamentos atuantes nos elementos estruturais: lajes, vigas, pilares e elementos de fundação. Comportamento dos materiais: concreto armado, aço e madeira; aplicações de cada material como partido estrutural: vantagens e desvantagens. Pré-dimensionamento estrutural. Estados limites últimos e de serviço. Verificação da segurança.
Didática do Ensino Superior (36h) Ementa: Introdução. Didática do ensino superior. Planejamento do ensino. O ensino e suas relações. Teorias do ensino. Ensino e avaliação.
Estabilidade Global das Estruturas (18h) Ementa: Introdução aos conceitos de análise não linear física e geométrica. Efeitos de segunda ordem globais, locais e localizados. Parâmetro de instabilidade a. Coeficiente gz. Processo P-D. Exemplos.
Estruturas de Concreto Armado I (18h)Estruturas de Concreto Protendido  Ementa: Introdução. Segurança e elementos básicos do cálculo estrutural . Solicitações normais no estado limite último. Solicitações tangenciais. Vigas de edifícios. Lajes de edifícios.
Estruturas de Concreto Armado II (18h) Ementa: Introdução. Estados limites de utilização. Flexão normal composta em seções retangulares. Pilares contraventados de edifícios. Punção. Sapatas. Escadas de edifícios.
Estruturas de Concreto Protendido (18h) Ementa: Introdução. Aspectos construtivos. Estados limites. Perdas de protensão. Dimensionamento a flexão. Dimensionamento à força cortante.
Estruturas de Fundações (18h) Ementa: Tipos de Fundações; Introdução ao cálculo de capacidade de carga de fundações; Cálculo de sapatas, tubulões e grupos de estacas, sujeitos a cargas verticais e momentos; Detalhamento
estrutural de fundações rasas e profundas.
Estruturas Mistas de Aço-Concreto (18h) Ementa: Introdução. Segurança e elementos básicos do cálculo estrutural . Solicitações normais no estado limite último. Solicitações tangenciais. Vigas de edifícios. Lajes de edifícios.
Estruturas Pré-Moldadas de Concreto (18h)

Ementa: Introdução. Industrialização da construção. Produção de estruturas de concreto pré-moldado. Diretrizes de Projeto de Sistemas Pré-Moldados de Concreto. Elementos e Componentes Pré- moldados. Sistemas estruturais para estruturas pré-moldadas. Tipologia de ligações.

Introdução à Dinâmica Estrutural (18h)

Ementa: Modelos matemáticos: sistemas não-amortecidos, diagrama de corpo livre, princípio de D’Alembert, segunda lei de Newton, solução da equação diferencial de movimento. Vibração livre: frequência de vibração, período de vibração, amplitude do movimento oscilatório. Vibração amortecida: amortecimento viscoso, equação de movimento, sistemas criticamente amortecidos, sistemas sub-amortecidos, sistemas super-amortecidos, decremento logarítmico. Resposta à excitação: excitação harmônica não-amortecida, excitação harmônica amortecida, ressonância, resposta a excitações gerais.

Introdução à Estabilidade Estrutural (18h) Ementa: Critérios de estabilidade: critério estático, critério dinâmico, critério energético. Não-linearidade geométrica: trajetórias de equilíbrio. Pontos limites e de bifurcação. Comportamento crítico e pós-crítico; sensibilidade a imperfeições. Estabilidade de placas retangulares. Estabilidade de vigas e pórticos no plano. Matrizes geométricas para os diversos elementos estruturais. Análise de sistemas não-lineares: identificação de pontos limite e de bifurcação, obtenção de trajetórias de equilíbrio
Introdução ao Método dos Elementos Finitos (MEF) (18h) Ementa: Fundamentos dos métodos de abordagem discreta: MDF, MEF, MEC. Elementos e nós, modelagem, discretização e outras aproximações. Formulação do Método dos Elementos Finitos. Análise estática linear de barras e vigas: interpolação. Construção de funções de forma, formulação da matriz de rigidez, propriedades da matriz de rigidez, singularidade, tensões. Conceitos fundamentais sobre estado plano de tensões e de deformações. Estado plano: elementos triangulares, elementos retangulares, colapso de nós, carregamento, tensões. Elementos isoparamétricos: estimativa de erro e convergência. Elementos finitos unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais.
Metodologia Científica (18h) Ementa: Fundamentos. Comunicação Científica. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de Pesquisa. Organização e Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos.
Projeto de Alvenaria Estrutural (18h) Ementa: Introdução. Análise Estrutural e Projeto de Edifícios de Alvenaria Estrutural. 
Projeto de Estruturas Assistido por Computador I (18h) Ementa: Programas computacionais para a elaboração de projetos de estruturas. Modelos estruturais para edificações em concreto. Aplicações práticas passo a passo.
Projeto de Estruturas Assistido por Computador II (18h) Ementa: Programas computacionais para a elaboração de projetos de estruturas. Modelos estruturais para edificações em concreto. Aplicações práticas passo a passo.
Projeto de Estruturas Assistido por Computador III (18h) Ementa: Programas computacionais para a elaboração de projetos de estruturas. Modelos estruturais para edificações em concreto. Aplicações práticas passo a passo.
Projeto de Estruturas de Concreto Armado I (18h) Ementa: Introdução. Projetos de vigas, lajes e pilares.
Projeto de Estruturas de Concreto Armado II (18h) Ementa: Introdução. Projetos de vigas, lajes e pilares.
Projeto de Estruturas de Concreto Prontendido (18h) Ementa: Dimensionamento a flexão. Dimensionamento à força cortante. Projetos.
Projeto de Estruturas de Fundações (18h) Ementa: Revisão do detalhamento estrutural de fundações rasas e profundas; Especificidades na obtenção
das cargas estruturais; Elaboração de projeto em Sapatas, Tubulões e Estacas.
Projeto de Estruturas Pré-Moldadas de Concreto (18h) Ementa: Introdução. Princípios e recomendações para o projeto de ligações. Estabilidade global de estruturas pré-moldadas de múltiplos pavimentos. Dimensionamento de ligações viga-pilar. Dimensionamento de ligações pilar-fundação. Dimensionamento de elementos compostos.
Projeto de Pontes I (18h)
Ementa: Introdução. Ações nas pontes rodoviárias. Cálculo dos esforços, dimensionamento e detalhamento da superestrutura em pontes de concreto armado com duas longarinas.
Projeto de Pontes II (18h)
Ementa: Introdução. Cálculo dos esforços, dimensionamento e detalhamento dos pilares em pontes de concreto armado com duas longarinas. Aparelhos de apoio.
Subsistemas Horizontais de Edifícios (18h)
Ementa: Subsistemas verticais e horizontais. Introdução à Teoria das Placas. Método da Analogia de Grelha. Interação entre lajes e vigas. Laje maciça. Lajes nervuradas. Lajes nervuradas pré-moldadas.
Tecnologia do concreto e sustentabilidade (18h)
Ementa: Introdução. Materiais constituintes. Propriedades no estado fresco e endurecido. Especificações do concreto. Aspectos de dosagem. Concretos especiais. Sustentabilidade aplicada ao concreto.


Voltar para o início da página.

 

Contato

Coordenador: Prof. Ademir Aparecido do Prado

Subcoordenador: Prof. Janes Cleiton Alves de Oliveira

Secretário: Thiago Afonso de Sousa

Telefones: 3209-6086 

E-mail: cepec.eeca.ufg@gmail.com

Site: https://cepec.eeca.ufg.br/

 

botão cadastre-se

 

Voltar para o início da página.