Prótese Dentária

 

Objetivo do Curso

O curso visa especializar Cirurgiões-Dentistas em prótese dentária por meio de seu desenvolvimento e aprimoramento técnico-científico, proporcionando condições efetivas para o diagnóstico e busca de soluções para o edentulismo e para o planejamento e execução da reabilitação oral por meio de próteses (fixa, removível, total e sobreimplantes) dentro dos fundamentos de oclusão, visando acima de tudo o bem-estar do paciente.

 

Voltar para o início da página.

Metodologia

A metodologia preconiza a indissociabilidade entre teoria e prática, permitindo uma participação ativa dos alunos, que fazem contato com situações reais, por meio de estudos de caso, atendimento clínico a pacientes, discussões e trabalho em grupo e palestras, das defesas dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) sem, no entanto, abrir mão da contextualização e da discussão teórica sobre a área da especialidade como também das áreas afins.

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Público-Alvo Cirurgiões-Dentistas
Carga Horária Total 858 aulas horas de aulas teóricas, laboratoriais e clínicas
Tipo de Ensino Presencial
Período do Curso 25/03/2020 a 25/03/2025
Turno

Quarta-feira: 14:00 – 22:00hs; Quinta feira: 14:00 - 22:00hs; Sexta feira: 08:00-12:00hs e das 14:00 - 18:00hs; Sábado: 08:00-12:00hs

Quantidade de turmas previstas Três


Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção, Inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Último edital: clique aqui para conferir. 

Prazo de inscrição: 01/06/2022 a 29/07/2022.

Previsão de próximas turmas:

Turma 1: 25/03/2020 a 24/03/2022;
Turma 2: 25/08/2021 a 24/08/2023;
Turma 3: 25/03/2023 a 24/03/2025.

 

Voltar para o início da página.

 

Disciplinas

Metodologia do trabalho científico (32h) Ementa: orientações quanto às normas gerais de realização de um trabalho científico, investigação científica, pesquisa bibliográfica, conceitos, métodos e técnicas de pesquisa, que deverão ser utilizadas pelo aluno na composição de sua monografia ao término do curso de especialização.
Ética e legislação Odontológica (30h) Ementa: conscientização do aluno quanto a sua responsabilidade profissional perante o paciente, discussão da legislação odontológica pertinente à implantodontia, e a importância da valorização do código de ética profissional.
Bioética (16h) Ementa: enfoque do conceito atual da bioética e a importância do respeito ao paciente como ser humano no tratamento odontológico, valorizando a necessidade de comprovações científicas dos novos materiais ou técnicas antes de serem utilizadas na clínica, bem como os aspectos relacionados à pesquisa em seres humanos.
Metodologias \ Discussão de Casos Clínicos (Apresentação de Seminários) (36h) Ementa: espera-se que a disciplina desenvolva nos alunos o espírito crítico de se realizar um planejamento sistematizado de uma reabilitação protética sobre implantes osseointegrados. Assim, a carga horária teórica viabilizará o planejamento dos casos clínicos a serem desenvolvidos no atendimento clínico dos pacientes, o que tornará o atendimento mais ordenado, sistematizado e apoiado em critérios científicos. Durante as atividades teóricas e práticas os alunos terão a oportunidade de ler artigos científicos para preparar seminários que irão embasar suas decisões de planejamento dos casos clínicos.
Emergências Médicas em Odontologia (16h) Ementa: ministrar conhecimentos a respeito da necessidade de prevenção das situações de emergência médica no consultório odontológico e procedimentos a serem realizados quando tais emergências não puderam ser evitadas, visando orientar quanto ao protocolo de manutenção dos sinais vitais do paciente.
Anatomia Buco-Maxilo-Facial aplicada à Prótese Dentária (12h) Ementa: ministrar aulas teóricas de anatomia da região buco-maxilo-facial, com ênfase na necessidade do aluno conhecer as estruturas anatômicas que devem ser preservadas nas intervenções cirúrgicas relacionadas à prótese.
Histofisiopatologia Bucodental (12h) Ementa: a disciplina transmite os ensinamentos de embriologia, histologia e os aspectos fisiopatológicos dos tecidos, em especial do tecido ósseo e gengival, suas reações frente aos traumatismos causados no preparo cirúrgico para instalação de próteses e sua capacidade de reparo e regeneração. Metodologia: aulas teóricas expositivas utilizando os recursos de multimídia, slides, retroprojetor, lousa e giz.
Bio Segurança e Controle de Infecção (16h) Ementa: estudo da microbiologia da cavidade bucal e aplicação dos princípios de controle de infecção e contaminação cruzada no consultório odontológico, enfatizando a necessidade da implementação de normas de biosegurança a toda equipe de trabalho.
Oclusão e Disfunção Crânio-Mandibular (40h)  Ementa: a disciplina de oclusão e disfunção-crânio mandibular, confere embasamento por meio de aulas teóricas, práticas laboratoriais e clínicas e o enfoque do conteúdo envolve a erupção dentária e desenvolvimento da oclusão dentária; anatomia e fisiologia do sistema estomatognático; estudo da anatomia oclusal e enceramento progressivo; conceitos de oclusão; articuladores e arcos faciais; relações maxilo-mandibulares. Ainda, enfatiza o diagnóstico e tratamento das disfunções crânio-mandibulares que podem afetar o sistema estomatognático.
Prótese Parcial Removível (64h) Ementa: a disciplina de prótese parcial removível, confere embasamento por meio de aulas de estudos e exposições teóricas, práticas laboratoriais e clínicas para confecção de uma prótese parcial removível. Esta prótese deverá reabilitar a eficiência mastigatória, a fonética e estética do paciente conferindo-lhe comodidade integrando ao sistema estomatognático.
Periodontia aplicada à Prótese Dentária (32h) Ementa: O estudo desta disciplina orienta a aplicação dos princípios básicos na prevenção e da interrelação da periodontia com a prótese. Ministra os conhecimentos da doença periodontal, meios de diagnóstico, tratamento e controle posterior.
Prótese Total (56h) Ementa: ministrar aulas teóricas e práticas-laboratoriais de prótese total, com ênfase na necessidade do aluno conhecer o conteúdo do exame físico (extra-oral e intra-oral) do desdentado total, técnicas de moldagens; relações maxilo-mandibulares, técnicas e importância da RC; placas de provas, planos guias, montagem dos dentes artificiais: aspectos estéticos, procedimentos dentinogênicos; obtenção da articulação balanceada; confecção das bases das dentaduras; remontagem em prótese total; provas, instalação e controle posterior e prótese total imediata.
Imaginologia aplicada à prótese dentária (24h) Ementa: ministra conhecimentos relativos a higiene das radiações, a tomada e interpretação das imagens intra e extra-bucais e ao uso dos exames por imagem em odontologia, com ênfase no planejamento radiográfico em reabilitações.
Ortodontia aplicada à prótese dentária (12h) Ementa: expor aos alunos a inter-relação da ortodontia com a prótese assim como demonstrar a importância de um planejamento ortodôntico prévio e sua relação com o sucesso no tratamento final.
Integração Dentística e Prótese Dentária (24h) Ementa: expor aos alunos a inter-relação da dentística com a prótese assim como demonstrar os princípios básicos de estética.
Prótese Parcial Fixa (64h)

Ementa: transmitir conhecimentos a respeito da prótese fixa, avaliação do paciente para o diagnóstico, plano de tratamento e prognóstico, estudo dos procedimentos de preparos com finalidade protética (princípios biomecânicos, biológicos e estéticos, tipos de término cervical), moldagem, registro interoclusal, montagem de modelos em articulador e próteses provisórias. Discussão da forma e características das infra-estruturas para próteses metalocerâmicas, soldagem, seleção de cor, ajuste funcional e estético, cimentação provisória e definitiva, controle e manutenção.

Prótese Sobre Implantes (64h)

Ementa: transmitir conhecimentos a respeito da reabilitação sobre implantes, avaliação do paciente para o diagnóstico, plano de tratamento e prognóstico, estudo dos procedimentos de moldagem, registro inter-oclusal e montagem de modelos em articulador. Discussão de pilares intermediários e biomecânica das próteses parafusadas e cimentadas sobre os implantes.

Endodontia aplicada à Prótese Dentária (12h)

Ementa: A disciplina de endodontia transmite os ensinamentos de embriologia e histologia do tecido da polpa, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais. Orienta na prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente. A endodontia também atua no tratamento clínico-terápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis conseqüências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outros.

Materiais Dentários (24h)

Ementa: a disciplina Materiais Dentários abordará temas científicos relacionados aos materiais dentários utilizados em Odontologia (sistemas restauradores diretos e adesivos, materiais de moldagem e ligas odontológicas) direcionados as orientações quanto ao seu emprego na clínica.

Clínica Integrada de Prótese Dentária (260h)

Ementa: atendimento clínico ambulatorial aos pacientes que receberão reabilitações sobre implantes, prótese total, prótese parcial removível e prótese parcial fixa onde haverá a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas teóricas do curso para a discussão dos casos clínicos, planejamento, execução e proservação dos tratamentos realizados.

Anatomia Dental (12h)

Ementa: ministrar aulas teóricas de anatomia da região buco-maxilo-facial, com ênfase na necessidade do aluno conhecer as estruturas anatômicas que devem ser preservadas nas intervenções cirúrgicas relacionadas à prótese dentária.


Voltar para o início da página.

 

Contato

Coordenador: Prof. Dr. Adérico Santana Guilherme.

Subcoordenador: Prof. Dr. Célio Umberto de Araújo.

Secretária: Sra. Ieda Batista Ferreira.

 

E-mail: especializacao.fo@gmail.com

 

Site: https://odonto.ufg.br/p/41033-cursos-de-especializacao 

 

Telefone: (62) 3209-6324

 

botão cadastre-se

 

 

Voltar para o início da página.