Simpósio - card

Simpósio da PRPG discute integridade acadêmica na pós-graduação

Evento abordará uso de tecnologias da informação na prevenção ao plágio 

A Pró-reitoria de Pós-Graduação, em parceria com a Biblioteca Central, promove no dia 11 de junho o Simpósio de Integridade Acadêmica na Pós-graduação.  O evento visa a promoção da ética e da boa conduta acadêmica por parte dos integrantes de PPGs da UFG, com destaque para ações de prevenção do plágio e problemas com co-autoria na elaboração de teses e dissertações. A programação, que  inicia às 8h:30 e finaliza às 15h, conta com palestras, workshop e mesa redonda.

O software iThenticate, adquirido pela PRPG recentemente, será apresentado durante o evento como uma alternativa para evitar plágios nos trabalhos científicos. A partir de um banco de dados, a ferramenta verifica o conteúdo escrito em busca de similaridades com textos de mais de 70 bilhões de páginas na  internet e diversas revistas científicas.

Haverá emissão de certificados aos participantes inscritos que registrarem presença no evento. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário: https://forms.gle/vyvubjyji4cAacJt7 .


Confira a programação completa do Simpósio: 

Palestras matutinas (encontros abertos para o público geral)

As palestras do Simpósio serão realizadas por meio da plataforma MConf/RNP, cujo link da transmissão ao vivo será disponibilizado apenas no dia 11 de junho às 8:20h aqui no site da PRPG.

8h:30 às 8h:45: Abertura do evento.

8h:45 às 9h:30: Palestra: "Integridade Acadêmica no contexto da Pós-Graduação" - Dr. Adalberto Ramon Vieyra (UFRJ)

9h:30 às 9h:45: Debate

9h:45 às 10h:30: Palestra: "Utilização de softwares para detecção de similaridade no contexto de políticas institucionais de Integridade Acadêmica na Pós-Graduação" - Dr. Marcelo Korocoscz (USP)

10:30h às 10:45h: Debate

 

Workshop (encontro restrito aos PPGs da UFG)

11h às 12h:15: Treino para uso do software de detecção de similaridade para análise de dissertações e teses iThenticate, preferencialmente para aqueles que não realizaram o treinamento anterior. (Atividade realizada através do Google Meet, mediante inscrição prévia. O link de inscrição é: https://forms.gle/Xx52aZeht9mDaxm76, sendo necessário o login no e-mail instucional).

 

Roda de conversa (encontro restrito aos PPGs da UFG)

14h às 15h: Roda de conversa–Aspectos éticos no uso do software de detecção de similaridade. (Atividade realizada através do Google Meet, mediante inscrição no formulário: https://forms.gle/M5fAv6JS6hrik3g69, sendo necessário o login no e-mail institucional. Tendo em vista a limitação de capacidade de participantes na plataforma, serão ofertadas até três vagas para cada PPG, sendo: um representante da Coordenação (Coordenador(a) ou Vice-Coordenador(a)), o(a) secretário(a) e um representante discente).

 

 

Simpósio - cronograma

Fonte: Coordenação de Comunicação

Categorias: NOTÍCIAS