Reconhecimento de diplomas

A PRPG atende pedidos de reconhecimento e revalidação de diplomas de pós-graduação stricto sensu expedidos por instituições estrangeiras, desde que a UFG possua um curso de mesmo nível e na mesma área de conhecimento, ou cuja organização curricular seja pelo menos equivalente com a do título de origem. 

O requerimento deve ser executado por meio da plataforma Carolina Bori, do MEC. Ao realizar seu cadastro, o solicitante terá acesso a uma lista de áreas do conhecimento para as quais a UFG está apta a autenticar as titulações obtidas no exterior.

Botão 24

 

É fundamental que o solicitante instrua a documentação completa no protocolo, observando a portaria Nº 03 do Conselho Nacional de Educação, bem como a lista de documentos complementares requisitados pela UFG. 

O processo é efetivado pela Comissão de Avaliação para Reconhecimento de Diplomas mediante análise documental e de mérito. 

 

Diplomas de medicina

Os diplomas de Medicina seguem normas e procedimentos relativos ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). Acesse:

Botão 25

 

Custos

A UFG estabelece como taxa única, incidente sobre o pedido, o valor de R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais), a ser recolhida mediante a emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU), cujo pagamento deve ocorrer depois de constatada a adequação da documentação pela universidade (etapa de pré-análise documental).

 

Prazos

O prazo máximo para a conclusão dos procedimentos de tramitação é de 60 dias para tramitação normal e 90 dias para tramitação simplificada, isto é, quando o diploma é oriundo de cursos listados na plataforma Carolina Bori, com bolsa concedida por agência governamental brasileira, ou quando há acordo de dupla titulação com programas do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), avaliado e recomendado pela Capes. 

 

Documentos

O recebimento de pedidos e a tramitação de processos de reconhecimento de diplomas serão fundamentados em legislação específica vigente e procedimentos institucionais:

Botão 19Botão 20Botão 21

 

Botão 22Botão 23