FAQ

O que é pós-graduação?

É uma formação posterior à obtenção do diploma de bacharel, licenciado ou tecnólogo. São cursos para quem busca dar continuidade aos estudos após a graduação, que servem para aperfeiçoar os profissionais em áreas mais específicas de atuação, seja no meio acadêmico ou no mercado de trabalho.

No Brasil, a pós-graduação é dividida em duas modalidades: stricto sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (especializações e residências nas áreas médica e de saúde). 

 

Qual a diferença entre lato e stricto sensu?

Os cursos lato sensu compreendem as especializações e residências multiprofissionais. São indicados para o profissional que busca ganho de prática e conhecimento técnico para atuar em setores específicos que necessitam de maior qualificação. O aluno deve produzir um trabalho final para concluir o curso e receber o certificado. 

Os cursos stricto sensu possuem uma abordagem mais metodológica e científica. O mestrando/doutorando é um pesquisador engajado com a produção e desenvolvimento de conhecimento, inovação e tecnologia. É indicado para quem se identifica com o ambiente acadêmico e deseja seguir carreira como pesquisador profissional. A pós-graduação stricto sensu habilita o pesquisador para atuar em universidades e institutos de pesquisa, mas também no mercado de trabalho especializado.

Botão 30Botão 31Botão 32

 

O que é um PPG?

PPG é a sigla de Programas de Pós-Graduação. Ela é muito utilizada para facilitar a identificação dos programas. Um PPG oferece mestrado e doutorado, ou apenas mestrado. A autorização de abertura, a avaliação, a classificação e a promoção dos Programas de Pós-Graduação no Brasil é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do governo federal.

Botão 35

 

Qual a diferença entre monografia, dissertação e tese?

O aluno de pós-graduação precisa defender um trabalho de final de curso, cujo formato e grau de aprofundamento está relacionado ao nível de formação cursado. Nas especializações lato sensu, em geral, o discente produz uma monografia ou trabalho de conclusão de curso (TCC) ao final da sua trajetória. O trabalho é defendido em banca pública como exigência para recebimento do certificado de especialista.

Nos mestrados e doutorado da pós-graduação stricto sensu, os discentes produzem uma dissertação (no caso do mestrado) ou uma tese (no caso do doutorado). Entende-se que a elaboração de uma tese implica em oferecer uma contribuição inovadora para a área de estudos, de modo a enfrentar problemas de pesquisa atuais e relevantes em busca de respostas originais. As dissertações de mestrado e teses de doutorado devem ser defendidas em banca pública no final do processo de formação, como condição para recebimento do diploma de mestrado ou doutorado.

 

Como ingressar na pós-graduação da UFG?

A seleção de novos alunos ocorre por meio de editais específicos. O interessado pode entrar em contato com a secretaria do programa para se informar sobre as datas, os requisitos para inscrição e os critérios de seleção. Acompanhe os sites da PRPG e dos programas e cursos pelos quais você se interessa para manter-se atualizado pela abertura de novas vagas. 

 

Qual a duração dos programas?

De acordo com o MEC, os cursos de especialização devem ter duração mínima de 360 horas. Em média, os mestrados têm duração de 2 anos, e os doutorados de 4 anos.

 

Existe algum tipo de mensalidade nos cursos de pós-graduação da UFG?

Todos os cursos de pós-graduação stricto sensu da UFG são gratuitos para o aluno. Porém, os programas podem estabelecer uma taxa para o processo seletivo. No caso dos cursos lato sensu a existência de mensalidade depende da especialização. Em sua maioria elas são gratuitas.

 

É preciso fazer um mestrado antes do doutorado?

Não é obrigatório fazer um mestrado antes de ingressar em um curso de doutorado. No entanto, os processos seletivos dos doutorados sempre avaliam a trajetória acadêmica dos candidatos, e a realização de mestrado é um item de grande importância. Os programas também têm autonomia de exigirem o mestrado como condição para ingresso, então é possível que determinados PPGs apresentem essa exigências nos editais de abertura de vagas. 

 

Posso pesquisar sobre qualquer tema em um mestrado ou doutorado?

O tema do projeto de pesquisa do aluno precisa se relacionar com as linhas de pesquisa do programa, e manter afinidade com o trabalho desenvolvido pelo seu orientador. Em regra, os orientadores possuem projetos de pesquisa em andamento, dentro dos quais os alunos de mestrado e doutorado se inserem com seus projetos específicos.

Isso não significa que os temas precisam ser os mesmos, mas a busca por coesão e afinidade entre as pesquisas dos orientadores e estudantes é um fundamento importante na produção de conhecimento de um PPG. A adequação dos projetos às linhas de pesquisa do programa é essencial. 


Quais cursos de pós-graduação a UFG oferece?

A UFG possui programas de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento. Confira a lista completa de cursos lato e stricto sensu no site da PRPG:

Botão 33Botão 36

 

Posso assistir aulas na pós-graduação como ouvinte?

A UFG admite a modalidade de aluno especial, por meio da qual os interessados em participar das disciplinas como ouvintes podem se matricular em disciplinas isoladas, sem vínculo com um programa de pós-graduação. O processo seletivo para aluno especial varia conforme o regulamento de cada programa. Os editais são específicos, divulgados periodicamente pelos próprios programas, de acordo com seus cronogramas. 

 

Tenho que conhecer outro idioma para ingressar em um programa de mestrado ou doutorado?

O conhecimento de línguas estrangeiras é uma habilidade muito importante para os pesquisadores, e os Programas de Pós-Graduação geralmente exigem certificados ou realizam exames de proficiência durante o processo seletivo. Via de regra, os mestrados solicitam aos candidatos o conhecimento de pelo menos uma língua estrangeira, e os doutorados, duas línguas. As línguas a serem conhecidas pelos candidatos dependem da área de estudos, sendo a língua inglesa solicitada de modo amplamente pela sua importância no sistema internacional de publicações científico-acadêmicas. 

Fiz graduação em outra universidade, posso concorrer no processo seletivo para mestrado?

Sim. No caso de universidades estrangeiras, o diploma precisa ser reconhecido. Confira o regulamento para essa situação:

Botão 28

 

Existem bolsas de estudo na pós-graduação?

Sim. As bolsas são oferecidas a partir de políticas públicas estabelecidas em âmbito federal ou estadual, por meio de entidades como a Capes, o CNPq ou as Federações Estatuais de Amparo à Pesquisa, como a Fapeg, em Goiás. Os candidatos podem se informar sobre a disponibilidade de bolsas juntos aos Programas de Pós-Graduação, bem como acompanhar a construção das políticas públicas pelas entidades citadas. 

Botão 34

 

É possível cursar o mestrado e o doutorado em dedicação parcial?

A dedicação parcial é possível, mas é recomendado planejamento minucioso antes do ingresso no curso. O estudante deve reservar tempo considerável para realizar as atividades em todas suas etapas da formação pós-graduada. Não há diferença nos prazos e nas formas de avaliação entre alunos que são de dedicação exclusiva e os alunos que são de dedicação parcial. Via de regra, as ofertas de bolsas são vetadas aos estudantes que possuem vínculo empregatício. 



Como posso escolher um orientador para meu curso de mestrado ou de doutorado?

A orientação é definida internamente pelo Programa de Pós-Graduação, em comum acordo entre professores e alunos. Há programas que solicitam a manifestação do candidato sobre qual orientador é pretendido, e há editais que definem um número de vagas específico para cada orientador no processo seletivo. Mas estes casos não são universais, e os programas possuem, de fato, autonomia para se organizarem sobre as orientações da maneira que consideram mais adequada. Recomenda-se ao candidato que procure conhecer a realidade do PPG e as possibilidades de orientação para o projeto que ele vai submeter ao programa, antes de iniciar o processo seletivo.

 

Tem alguma dúvida sobre a pós-graduação que não está respondida acima? Entre em contato com a PRPG! Envie sua pergunta para comunicacao.prpg@ufg.br, ou utilize o Fale Conosco que fica no rodapé desta página.